Entre a aldeia e as cidades
ressignificações do povo Tapuia do Carretão (GO) em contexto urbano
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT185069370Palavras-chave:
deslocamentos, territorialidades, resiliênciaResumo
Este artigo apresenta a pesquisa realizada junto ao povo Tapuia do Carretão, que possui território tradicional na Região do Vale do São Patrício, estado de Goiás, Brasil. A pesquisa teve como objetivo compreender o modo de vida, as novas territorialidades e ressignificações de viver na cidade ao saírem da aldeia para morar nas cidades vizinhas de Nova América e Rubiataba. A análise foi baseada no materialismo histórico-dialético, com abordagem quali-quantitativa e a metodologia deu-se a partir da observação participante, os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, construção de diário de campo, entrevistas, observação, registros fotográficos e elaboração de mapas. Este estudo conclui que as mudanças para as cidades foram motivadas por necessidades relacionadas a emprego, renda, auxílio médico e ampliação dos estudos, mas também provocaram mudanças no modo de vida e ressignificações socioculturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo José dos Reis Coimbra de Melo, Lorranne Gomes da Silva, Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.


















