Entre a aldeia e as cidades

ressignificações do povo Tapuia do Carretão (GO) em contexto urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185069370

Palavras-chave:

deslocamentos, territorialidades, resiliência

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada junto ao povo Tapuia do Carretão, que possui território tradicional na Região do Vale do São Patrício, estado de Goiás, Brasil. A pesquisa teve como objetivo compreender o modo de vida, as novas territorialidades e ressignificações de viver na cidade ao saírem da aldeia para morar nas cidades vizinhas de Nova América e Rubiataba. A análise foi baseada no materialismo histórico-dialético, com abordagem quali-quantitativa e a metodologia deu-se a partir da observação participante, os procedimentos metodológicos foram levantamento bibliográfico, construção de diário de campo, entrevistas, observação, registros fotográficos e elaboração de mapas. Este estudo conclui que as mudanças para as cidades foram motivadas por necessidades relacionadas a emprego, renda, auxílio médico e ampliação dos estudos, mas também provocaram mudanças no modo de vida e ressignificações socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo José dos Reis Coimbra de Melo, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás/UFG (2022). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás UEG/Câmpus Pires do Rio (2019).

Lorranne Gomes da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, Pós-Graduação em Geografia

É professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO), no curso de Licenciatura e Mestrado em Geografia (PPGEO). Possui Graduação em Geografia pela UEG, Câmpus Cora Coralina (2008). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos e Pesquisas Socioambientais (IESA), Câmpus Goiânia (2010). Doutorado em Geografia pela UFG/IESA (2016). Pós-doutorado em História pela UFG (2019) e Pós-doutorado em Geografia pela UFG/Regional Catalão (2020).

Downloads

Publicado

18-08-2023

Como Citar

MELO, L. J. dos R. C. de; SILVA, L. G. da; TAPUIA, E. P. C. M. Entre a aldeia e as cidades: ressignificações do povo Tapuia do Carretão (GO) em contexto urbano. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 50, p. 155–181, 2023. DOI: 10.14393/RCT185069370. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/69370. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)