O desenvolvimento como pressuposto na “natureza humana”

das abordagens didático-metodológicas sobre desenvolvimento à abordagem territorial do desenvolvimento rural /

Autores

  • Paulo Cesar Souza FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143209

Resumo

Desenvolvimento tem sido entendido ao longo das últimas décadas como sinônimo de crescimento econômico, conceito aprimorado junto às economias ricas da OCDE para designar industrialização, mecanização, tecnologia e aporte financeiros nessas áreas. Entretanto, após anos 1960, esse conceito tem passado por novas abordagens metodológicas ligadas às mudanças substanciais nos meios de vida social e aos problemas abrangentes na sociedade global. Surgiram então às dimensões do desenvolvimento social, do desenvolvimento humano e do ambiental, todas carregadas de sentidos mais integrados sobre o tema. Nessa perspectiva, o texto procura mostrar à importância dessas novas dimensões vinculadas a abordagem territorial do desenvolvimento, partindo-se do pressuposto do meio rural, objetivando essa nova dinâmica desenvolvimentista conceituada no conjunto dos recursos naturais e humanos presentes no território, podendo ser ordenados e aproveitados no contexto social, via a promoção da vida, inclusão e dignidade das populações pobres e futuras gerações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Souza, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

outor em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP, Campus de Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP; Graduado com licenciatura e bacharelado em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente/SP. Professor do Curso de Pós-Graduação (EAD), Especialização Rede de Formação de Professores (REDEFOR) da Secretaria de Estado da Educação/SP, pela Fundunesp, UNESP - Campus de Presidente Prudente (2010 - 2013); Professor Efetivo da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, desde 2005. Professor de Humanas da Universidade Brasil - Faculdade de Rancharia - FRAN, desde 2013, nos cursos de Administração, Educação Física e Pedagogia. Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Omega - Sistema Anglo - Maartinópolis - SP. Atualmente ministra aulas nas disciplinas de

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

SOUZA, P. C. O desenvolvimento como pressuposto na “natureza humana” : das abordagens didático-metodológicas sobre desenvolvimento à abordagem territorial do desenvolvimento rural / . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 32 Abr., 2019. DOI: 10.14393/RCT143209. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/44247. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos