Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais

Autores

  • Maria Anezilany Gomes do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Francisca Maria Teixeira Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT3611874

Palavras-chave:

Construção Participativa, Educação Popular, Desenvolvimento, Território, Reforma agrária

Resumo

No ano de 2005, o convênio entre o INCRA e a instituição CEPAC oportunizou a qualificação dos processos de construção dos Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos (PDAs) e dos Planos de Recuperação dos Assentamentos (PRAs). O objetivo deste trabalho é analisar como a equipe de capacitação em serviço (técnicos do CEPAC) exercitou a construção dos referenciais de trabalho, junto aos profissionais das equipes técnicas contratadas pelo INCRA, identificando os processos sociais que engendram a (re)organização sócio-espacial dos assentamentos. A perspectiva teórico-metodológica da consultoria adotou a categoria Educação Popular como pressuposto, e o II Plano Regional de Reforma Agrária - PRRA do Estado do Ceará, como referência político-social para articular as discussões. Dentro desse contexto, a reflexão teórica permite apontar aspectos críticos ao modelo de capitalista para a agricultura brasileira, fundada na perspectiva do agronegócio. Assim, os resultados do trabalho possibilitam identificar alguns elementos temáticos, norteadores da abordagem da assessoria técnica, para a construção participativa dos PDAs e PRAs. São eles: Desenvolvimento, Território e Territorialidades na Reforma Agrária; Agroecologia e Sócioeconomia Solidária; Educação popular e Educação do Campo; Agricultura familiar e Agricultura Camponesa. Nesse sentido, destacam-se as seguintes considerações: a construção de elementos teóricos e metodológicos para a elaboração de planos de natureza participativa pressupõe o exercício de valorização dos sujeitos envolvidos no processo, fundamento essencial da Educação Popular, na perspectiva da construção do diálogo libertador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Geógrafa e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da UERN.

Francisca Maria Teixeira Vasconcelos

Mestre em Geografia e professora de Geografia da Educação Básica do Estado do Ceará

Downloads

Publicado

04-08-2008

Como Citar

NASCIMENTO, M. A. G. do; SILVA, C. N. M. da; VASCONCELOS, F. M. T. Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 172–178, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11874. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)