Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT3611874Palavras-chave:
Construção Participativa, Educação Popular, Desenvolvimento, Território, Reforma agráriaResumo
No ano de 2005, o convênio entre o INCRA e a instituição CEPAC oportunizou a qualificação dos processos de construção dos Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos (PDAs) e dos Planos de Recuperação dos Assentamentos (PRAs). O objetivo deste trabalho é analisar como a equipe de capacitação em serviço (técnicos do CEPAC) exercitou a construção dos referenciais de trabalho, junto aos profissionais das equipes técnicas contratadas pelo INCRA, identificando os processos sociais que engendram a (re)organização sócio-espacial dos assentamentos. A perspectiva teórico-metodológica da consultoria adotou a categoria Educação Popular como pressuposto, e o II Plano Regional de Reforma Agrária - PRRA do Estado do Ceará, como referência político-social para articular as discussões. Dentro desse contexto, a reflexão teórica permite apontar aspectos críticos ao modelo de capitalista para a agricultura brasileira, fundada na perspectiva do agronegócio. Assim, os resultados do trabalho possibilitam identificar alguns elementos temáticos, norteadores da abordagem da assessoria técnica, para a construção participativa dos PDAs e PRAs. São eles: Desenvolvimento, Território e Territorialidades na Reforma Agrária; Agroecologia e Sócioeconomia Solidária; Educação popular e Educação do Campo; Agricultura familiar e Agricultura Camponesa. Nesse sentido, destacam-se as seguintes considerações: a construção de elementos teóricos e metodológicos para a elaboração de planos de natureza participativa pressupõe o exercício de valorização dos sujeitos envolvidos no processo, fundamento essencial da Educação Popular, na perspectiva da construção do diálogo libertador.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
04.08.2008
Edição
Seção
Relato de experiência
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Como Citar
NASCIMENTO, Maria Anezilany Gomes do; SILVA, Cícero Nilton Moreira da; VASCONCELOS, Francisca Maria Teixeira. Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 172–178, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11874. Acesso em: 25 dez. 2025.






















