Território harmônico pra que(m)?:

O discurso governamental em contraposição aos conflitos do campo na Chapada do Apodi/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153903

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma reflexão a respeito do conceito de território, bem como das intencionalidades presentes nas conceituações que ocultam o conflito em sua gênese. Fruto de um discurso territorial, a proposta de território harmônico se contrapõe às conflitualidades existentes no campo. Por essa lógica, esse estudo busca entender como as bases do discurso territorial aparentemente harmônico, se apresentam e se contrapõem, tomando como recorte o município de Apodi-RN. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, orienta-se por pesquisas bibliográficas, fundamentadas principalmente em autores como Haesbaert (1997; 2009), Raffestin (1993), Stédile (2000), Fabrini (2011), Fernandes (2008a; 2008b), Araújo (2000), Andrade (2005) e Pinto (2018). Como instrumento técnico para construção dos dados, utiliza-se da observação direta, de diálogos informais e de um diário de campo, onde descreve-se os principais pontos observados. Tendo como sujeitos que colaboraram para construção dos dados aqui evidenciados, Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Sindicato Rural de Apodi/RN. Identifica-se que a construção do discurso governamental propicia a supremacia do latifúndio aos ditames do capital, enquanto sufoca e busca matar o campesinato em função de uma pretensa harmonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alves da Costa Neto , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Geógrafo Licenciado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN, Brasil

Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (2018) e Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020). Pós-Graduanda pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido EaD, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal - Zona Leste, Polo Mossoró (2020-2021). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Tem interesse pelas áreas ligadas ao Ensino de Geografia, Educação e Meio Ambiente. Atualmente é Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia. Professor Adjunto do Quadro Permanente do Curso de Licenciatura em Geografia, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros/RN, Brasil

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

COSTA NETO , F. A. da .; NONATO, R. P. P. M.; SILVA, C. N. M. da. Território harmônico pra que(m)?: : O discurso governamental em contraposição aos conflitos do campo na Chapada do Apodi/RN. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 39 Dez., p. 37–53, 2020. DOI: 10.14393/RCT153903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60293. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas Públicas e Povos do Campo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)