Conflitos socioambientais entre a preservação ambiental e a reprodução camponesa no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195574010

Palabras clave:

conflitos socioambientais, camponeses, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Resumen

As discussões sobre conflito permeiam diversos campos do conhecimento, e ele envolve duas partes que divergem ideologicamente, dentro de um contexto em que uma das partes se sente de alguma forma ameaçada pela outra, o que a faz ativar seus modos de defesa. Na multiplicidade dos conflitos, os socioambientais remetem à utilização dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, à apropriação e ao controle do território por diferentes sujeitos sociais. Recorremos à uma análise dialética dos conflitos socioambientais que insurgem no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e envolvem, por um lado, os camponeses que habitam no interior do Parque e buscam manter a territorialidade camponesa e, por outro, os gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que buscam cumprir a legislação ambiental referente a uma unidade de Proteção Integral. Foram selecionadas como base empírica três comunidades, Buriti Amarelo, Bracinho e Tucuns, identificadas pelos habitantes do Parque como comunidades da “região de areia”; e três outras, Canto do Atins, Ponta do Mangue e Santo Inácio, identificadas como da “região de praia”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ademir Terra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor adjunto do Departamento de Geografia (DEGEO) da UEMA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo (GEPQAM).

Publicado

2024-09-18

Cómo citar

TERRA, A. Conflitos socioambientais entre a preservação ambiental e a reprodução camponesa no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 55, p. 198–219, 2024. DOI: 10.14393/RCT195574010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/74010. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos