Créditos de carbono e a internacionalização do etanol de região de Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91723793Palabras clave:
Cana-de-açúcar, Crédito de Carbono, Desenvolvimento sustentávelResumen
O estudo analisa o processo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, também como essas emissões vêm desenhando um futuro incerto da situação do clima no planeta. Além das queimadas o uso de combustíveis fósseis tem sido anunciado como grande responsável por essas emissões, principalmente do CO2. A revisão da literatura temática mostra a cultura da cana-de-açúcar como forte alternativa aos combustíveis fósseis e meio de obtenção de energia renovável, bem como potencializando algumas empresas a comercializarem crédito de carbono, através de alguns subprodutos do sistema de produção de etanol e açúcar, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. O estudo procura contribuir para uma leitura crítica da expansão da lavoura canavieira, bem como sua internacionalização através da obtenção do crédito de carbono e, dos desafios socioambientais a ela implicados. Apresenta o crédito de carbono, muito mais como nova fonte de lucro do que a solução para o problema das emissões.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-05-06
Cómo citar
PIETRAFESA, J. P.; SANTOS, J. M. dos. Créditos de carbono e a internacionalização do etanol de região de Cerrado . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 515–539, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23793. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.