Bacia do Rio Doce sob representações de múltiplos sujeitos: uma abordagem geográfica
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT61212030Palabras clave:
Bacia hidrográfica, Usos da água, Múltiplos sujeitos, Abordagem territorial, IntencionalidadesResumen
A bacia do Rio Doce constitui-se importante unidade territorial no sudoeste goiano. Localiza-se na divisa dos municípios de Jataí, Rio Verde, Caiapônia e Aparecida do Rio Doce. A importância vital da água e sua correlação com outros componentes naturais, a sua importância econômica, as relações sociais tornam relevante a sua análise a partir de representações de múltiplos sujeitos. O trabalho que se apresenta decorre da pesquisa em nível de mestrado que está sendo realizada no âmbito do Instituto de Estudos Sócio- Ambientais - IESA/UFG. Um problema dirigiu as reflexões: quais são os sentidos políticos que os sujeitos da bacia do Rio Doce dão à água? Para a realização do trabalho utilizou-se de dados qualitativos oriundos de entrevistas semiestruturadas, questionário e diário de campo. Verificou-se que existem intencionalidades diferentes na gama de ações realizadas pelos atores, ao fazerem uso da água. Palavras-chave: bacia hidrográfica; usos da água; múltiplos sujeitos; abordagem territorial; intencionalidades.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-09
Cómo citar
ARAÚJO DE OLIVEIRA, F.; CALAÇA, M. Bacia do Rio Doce sob representações de múltiplos sujeitos: uma abordagem geográfica . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 163–182, 2011. DOI: 10.14393/RCT61212030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12030. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.