Modernizações e conflitos territoriais: as ações do Estado capitalista em Alcântara – MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195472839

Palavras-chave:

Geografia, modernização, mazelas, Centro de Lançamento de Alcântara

Resumo

Os conflitos territoriais decorrentes da dinâmica da modernização capitalista no campo brasileiro são analisados neste artigo por meio de um conjunto de autores que ressaltam a crítica da geografia. Neste caminho, a escrita e as análises têm norte na dualidade a qual buscamos a compreensão por meio do materialismo histórico dialético. Assim, o objetivo central do trabalho foi analisar os processos modernizadores entrelaçados aos interesses do estado capitalista na instalação do Centro de Lançamento de Alcântara, ressaltando as ocorrências de conflitos territoriais envoltos nas relações desiguais no processo de verticalização dos interesses do capital sobre os territórios locais, pois a violência dos agentes públicos atuantes no território, nas diferentes escalas, são evidenciados nos registros dos conflitos, assim como a seletividade do Estado na elaboração das políticas territoriais e sociais, que continuamente dilacera a cidadania no campo e aceleram as conflitualidades territoriais entre os diferentes atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderson Viana Rodrigues

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campus Campinas/SP, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará - UEPA, campus Belém/PA, Pós-graduando em Geografia do Brasil, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, Espírito Santo/ES, Pós-graduado em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade, pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, Rio de Janeiro/RJ, Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, campus São Luís/MA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais - GEPQAM/UEMA/CNPQ e do Grupo de Pesquisa Territorialização camponesa na Amazônia - GPTECA/UEPA/CNPQ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino da Geografia, Análise Regional e Análise Territorial atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação do/no campo, Modernização Agrícola, Conflitos agrários, Questão Agrária e Reforma Agrária, Planejamento e Gestão de Politicas Publicas.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

RODRIGUES, V. V. Modernizações e conflitos territoriais: as ações do Estado capitalista em Alcântara – MA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 54, p. 264–286, 2024. DOI: 10.14393/RCT195472839. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/72839. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos