Territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra na Região Tocantina do Maranhão, Brasil

Autores

  • Allison Bezerra Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) https://orcid.org/0000-0003-0320-5661
  • Diego Armando de Sousa Paz Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • José Sérgio de Jesus Salles Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT184967443

Palavras-chave:

Territorialização do capital, Eucalipto, Região Tocantina do Maranhão

Resumo

O objetivo principal do artigo é analisar o processo de territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra em municípios produtores de eucalipto na Região Tocantina do Maranhão. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas: a) geração de dados secundários; b) geração de dados primários; e, por fim, c) o desenvolvimento literário, conjuntamente com a compilação dos resultados, a partir da análise e sistematização dos dados coletados. Os resultados obtidos apontam que há um avanço da fronteira agroflorestal na Região Tocantina do Maranhão, o qual conta com diversos meios de apropriação como compra, arrendamento, especulação, grilagem etc. Dessa forma, criam-se novas condições de uso da terra, que implicam alterações das relações do sujeito no território, subordinando antigas formas de uso ao grande capital agroflorestal.

Downloads

Biografia do Autor

  • Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor Adjunto do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É docente permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

  • Diego Armando de Sousa Paz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Graduado em Geografia pela UEMASUL. Mestrando em Geografia pela UEMA.

  • José Sérgio de Jesus Salles, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

    Professor na UEMASUL. Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

13.03.2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Allison Bezerra; PAZ, Diego Armando de Sousa; SALLES, José Sérgio de Jesus. Territorialização do capital agroflorestal sobre o uso da terra na Região Tocantina do Maranhão, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 49, p. 140–164, 2023. DOI: 10.14393/RCT184967443. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/67443. Acesso em: 9 maio. 2025.