Da fronteira agrícola aos territórios do agronegócio florestal

avanços da silvicultura de eucalipto sobre a agricultura familiar nos municípios de São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164406

Resumo

Ao incorporar novos territórios, a fronteira agrícola do agronegócio florestal vem provocando mudanças nas formas de uso do solo e transformando os territórios, incluindo as áreas destinadas à agricultura familiar e aos cultivos tradicionais. Considerando esse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as mudanças decorrentes do processo de expansão da silvicultura de eucalipto sobre territórios de agricultura familiar nos municípios maranhenses de São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios, localizados na microrregião de Imperatriz. Metodologicamente, a pesquisa utiliza dados primários fundamentados em pesquisa de campo, em visita a plantações de eucalipto, assentamentos e pequenas propriedades de agricultura familiar; também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pequenos produtores de áreas sobre as quais a silvicultura de eucalipto tem avançado. Os dados secundários utilizados para criação de mapas, gráficos e tabelas foram coletados nas bases do Incra, IBGE e em relatórios da Indústria Brasileira de Árvores. Os resultados da pesquisa sugerem que a expansão territorial do eucalipto, por meio do controle e apropriação de terras, tem provocado transformações na agricultura familiar, tais como a diminuição e o enfraquecimento de cultivos tradicionais da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. É docente permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. 

Tayssa Maria de Araújo Souza, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduanda em Engenharia Florestal, Bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

20-04-2022

Como Citar

OLIVEIRA, A. B.; MARIA DE ARAÚJO SOUZA, T. Da fronteira agrícola aos territórios do agronegócio florestal: avanços da silvicultura de eucalipto sobre a agricultura familiar nos municípios de São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios, Maranhão, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 118–144, 2022. DOI: 10.14393/RCT164406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63549. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)