Reassentamento rural coletivo km-27 (RRC-27), Vitória do Xingu/PA, por famílias ribeirinhas impactadas pela UHE-Belo Monte
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT174865974Palavras-chave:
Amazônia, Belo Monte, Deslocamento, Espaço agrário, Grandes ProjetosResumo
O Brasil tem seu crescimento econômico pautado na exploração dos recursos naturais, dispostos principalmente na região Amazônica, por meio das implantações de grandes projetos, os quais proporcionam transformações nas dinâmicas espaciais do sujeito local. A exemplo, tem-se a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) na Volta Grande do Xingu – PA, suas edificações geraram o deslocamento compulsório de diversas famílias que residiam nas áreas de influência do empreendimento, acarretando deformações nos modos de vida tradicionais dos sujeitos ribeirinhos, descaracterizando suas origens e, obrigatoriamente, transformando-os em indivíduos da cidade ou em agricultores familiares. Tendo em vista estas transformações dadas na região, objetivou-se em pesquisa compreender a produção do espaço do Reassentamento Rural Coletivo do km 27, localizado em Vitória do Xingu – PA (RRC-27), o qual surge com o intuito de fornecer condições equivalentes ou melhores àquelas que as famílias possuíam antes da implantação da Usina. Para o levantamento dos dados primários foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as famílias moradoras do Reassentamento nos anos de 2017, 2018 e 2019, permitindo a apreensão da realidade das famílias realocadas, além da inserção em campo, foram analisados os documentos oficiais referentes ao objeto de estudo. Constatou-se que as famílias deslocadas compulsoriamente buscam estabelecer novos modos de produção, novas estratégias e novas dinâmicas espaciais no novo espaço, tentando se adequar ao que os agentes externos impõem como auxílio à reprodução de seus novos modos de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.