A luta pela terra em Mato Grosso do Sul e a manutenção do latifúndio

uma análise sobre ocupações, reforma agrária e estrutura fundiária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164207

Resumo

Este trabalho deriva de discussões e análises realizadas no Grupo de Estudos Terra e Território (GETT), vinculado ao Laboratório de Geografia Agrária (GEOAGRÁRIA), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas (MS) e das ações do projeto DATALUTA/MS, vinculado à Rede DATALUTA nacional. Objetiva-se analisar a questão agrária em Mato Grosso do Sul na atualidade, discutindo dados sobre o uso da terra, estrutura fundiária, luta pela terra e Reforma Agrária, evidenciando os problemas agrários resultantes do processo de ocupação e da conversão de terras públicas e de povos indígenas em terra privada. Fundamenta-se em pressupostos teóricos relacionados aos problemas decorrentes do desenvolvimento do capitalismo no campo e da luta de classes, inerentes à questão agrária. Para subsidiar as discussões, foram utilizados dados sobre ocupações de terras e criação de assentamentos do Banco de dados da Luta pela Terra (DATALUTA). Estes dados, sistematizados em gráficos, possibilitaram a análise da dinâmica da luta pela terra em Mato Grosso do Sul. Somam-se ainda dados sobre a estrutura fundiária obtidos junto ao DATALUTA e uma segunda base georreferenciada do INCRA. Os dados apresentados evidenciam a potência devastadora do monopólio da propriedade capitalista da terra em Mato Grosso do Sul e seus impactos na luta dos movimentos socioterritoriais pela Reforma Agrária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Alves Leonardo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas. Bolsista Capes.

Luana Fernanda Luiz, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP/FFLCH). Bolsista CNPQ. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. 

Danilo Souza Melo, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Jataí

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/CAJ.

Sedeval Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas (MS).

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

LEONARDO, L. A.; LUIZ, L. F.; MELO, D. S.; NARDOQUE, S. . A luta pela terra em Mato Grosso do Sul e a manutenção do latifúndio: uma análise sobre ocupações, reforma agrária e estrutura fundiária. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 42 Out., p. 168–194, 2021. DOI: 10.14393/RCT164207. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63711. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - REDE DATALUTA