As contradições do cerceamento das políticas públicas para a educação do campo em Três Lagoas (MS)

Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin e Escola Municipal Profa. Elma Garcia Lata Batista

Autores

  • Francielle Rodrigues de Macedo Sanches Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sedeval Nardoque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT133111

Resumo

Esse artigo é resultado de reflexões realizadas a partir do Grupo de Estudos Terra-Território (Gett), vinculado ao Laboratório de Estudos Territoriais (Labet), e, também, da participação como integrante do Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão (NEDET), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), envolvendo temas que permearam a questão agrária e a educação do campo. O município de Três Lagoas (MS) é o recorte espacial deste estudo, localizado no Território Rural do Bolsão, no Leste de Mato Grosso do Sul. No âmbito municipal três-lagoense, houve forte industrialização nos últimos anos e as escolas rurais tornaram-se alvos das empresas do setor de celulose, uma vez que as ações governamentais em territórios de grande concentração fundiária são praticamente diminutas. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as políticas públicas e toda a sua articulação para efetivação de ações dos governos federal, estadual e municipal e se estão em consonância com os princípios norteadores e direitos da educação dos sujeitos do campo, na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin (Distrito Arapuá) e na Escola Municipal Profa. Elma Garcia Lata Batista (Distrito de Garcias), situadas no município de Três Lagoas (MS). 

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Publicado

28-05-2019

Como Citar

DE MACEDO SANCHES, F. R.; NARDOQUE, S. As contradições do cerceamento das políticas públicas para a educação do campo em Três Lagoas (MS): Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin e Escola Municipal Profa. Elma Garcia Lata Batista. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 31 Dez., 2019. DOI: 10.14393/RCT133111. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41342. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos