Agricultura familiar e gestão do PNAE

estudo de caso em Turmalina, Vale do Jequitinhonha.

Autores

  • Ana Jacqueline Sales Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Maria Galizoni Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164318

Resumo

No Brasil, na década de 1990 houveram intensos debates sobre produção de alimentos, modernização do campo e o lugar da agricultura familiar neste contexto. Marginalizados, agricultores familiares se organizaram para construir direitos e políticas públicas específicas. Este artigo analisa como agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha se relacionam com canais de compras institucionais promovidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. A pesquisa realizada, de cunho qualitativo, compreendeu dados secundários de instituições públicas e estudo de caso no município de Turmalina. Os resultados indicaram que organizações da agricultura familiar criaram uma forma compartilhada da governança para adequação do PNAE à produção e dieta local. Apontou, ainda, que programas flexíveis e grupos sociais organizados são fundamentais para alavancar possibilidades de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Jacqueline Sales Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em sociedade ambiente e território - PPGSAT, Universidade Federal de Minas Gerais e Unimontes.

Flávia Maria Galizoni, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora doutora da UFMG/ICA.  Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar (Núcleo PPJ).

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

SALES SANTOS, A. J.; GALIZONI, F. M. Agricultura familiar e gestão do PNAE: estudo de caso em Turmalina, Vale do Jequitinhonha. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 421–443, 2022. DOI: 10.14393/RCT164318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62620. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)