A inserção da agroindústria no cerrado de Uruçuí (PI) e a multifuncionalidade da agricultura familiar

Autores

  • Daniel César Menêses de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Maria do Socorro Lira Monteiro Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102026512

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Multifuncionalidade, Cerrado

Resumo

O cenário da agricultura no mundo alterou-se com a evolução e disseminação do capitalismo, e em território brasileiro não foi diferente. Inserida nesse processo, a agricultura praticada no Brasil concedeu a essa nação status de grande agroexportador mundial, em decorrência, principalmente, do advento da grande produção de grãos. No Piauí, particularmente no município de Uruçuí, o agronegócio da soja contrasta com a pequena produção familiar, que demonstra sua importância através da multifuncionalidade. Dessa forma, esse artigo analisa as consequências ambientais e socioeconômicas da multifuncionalidade da agricultura familiar vis-à-vis à moderna produção granífera, através de uma metodologia baseada em conceitos qualitativo-descritivos, buscando discutir variáveis não quantificáveis. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a agricultura familiar operacionalizada em Uruçuí mitiga impactos ambientais através de práticas conscientes de preservação da natureza, partindo do adequado preparo do solo até o estágio final de colheita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel César Menêses de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Professor Assistente I, com regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008), Graduação em Tecnologia em Negócios Imobiliários pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, multifuncionalidade, meio ambiente e conservação ambiental.

Maria do Socorro Lira Monteiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professora Associada, Nível II, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração econômica dos recursos ambientais, cerrado e desenvolvimento sustentável, bacia hidrográfica do rio Parnaíba e mercado de terras.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

CARVALHO, D. C. M. de; MONTEIRO, M. do S. L. A inserção da agroindústria no cerrado de Uruçuí (PI) e a multifuncionalidade da agricultura familiar. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 135–152, 2015. DOI: 10.14393/RCT102026512. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26512. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)