Educação pela agroecologia: horta escolar

Autores

  • Jussara Mantelli Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91722737

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação, Escola

Resumo

Este relato objetiva demonstrar a viabilidade de construção da horta de base agroecológica em escola localizada no Bairro PROFILUB II em Rio Grande, onde a maioria da população vive em condições desfavoráveis de sobrevivência. A ideia principal é a educação pela agroecologia, enfatizando questões relativas ao ambiente, ao aproveitamento de resíduos orgânicos, a importância do trabalho cooperativo/solidário e alimentação saudável. Efetivado em uma escola localizada em bairro de baixa renda, teve como principal justificativa a percepção de que os alunos da rede pública principalmente os que fazem a refeição na escola, assim como a comunidade de menor acesso e conhecimento, se alimentam de forma inadequada considerando as necessidades nutricionais para um bom aprendizado e qualidade de vida. A horta se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos de qualidade, uma alternativa sustentável e possível dentro de pequenos espaços.

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Publicado

06-05-2014

Como Citar

MANTELLI, J. Educação pela agroecologia: horta escolar . Revista Campo-Território, Uberlândia-MG, v. 9, n. 17 Abr., p. 735–741, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22737. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Relato de experiência