Educação pela agroecologia: horta escolar

Auteurs-es

  • Jussara Mantelli Universidade Federal do Rio Grande

DOI :

https://doi.org/10.14393/RCT91722737

Mots-clés :

Agroecologia, Educação, Escola

Résumé

Este relato objetiva demonstrar a viabilidade de construção da horta de base agroecológica em escola localizada no Bairro PROFILUB II em Rio Grande, onde a maioria da população vive em condições desfavoráveis de sobrevivência. A ideia principal é a educação pela agroecologia, enfatizando questões relativas ao ambiente, ao aproveitamento de resíduos orgânicos, a importância do trabalho cooperativo/solidário e alimentação saudável. Efetivado em uma escola localizada em bairro de baixa renda, teve como principal justificativa a percepção de que os alunos da rede pública principalmente os que fazem a refeição na escola, assim como a comunidade de menor acesso e conhecimento, se alimentam de forma inadequada considerando as necessidades nutricionais para um bom aprendizado e qualidade de vida. A horta se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos de qualidade, uma alternativa sustentável e possível dentro de pequenos espaços.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2014-05-06

Numéro

Rubrique

Relato de experiência

Comment citer

MANTELLI, Jussara. Educação pela agroecologia: horta escolar . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 735–741, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22737. Acesso em: 8 déc. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s