Educação pela agroecologia: horta escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91722737Palavras-chave:
Agroecologia, Educação, EscolaResumo
Este relato objetiva demonstrar a viabilidade de construção da horta de base agroecológica em escola localizada no Bairro PROFILUB II em Rio Grande, onde a maioria da população vive em condições desfavoráveis de sobrevivência. A ideia principal é a educação pela agroecologia, enfatizando questões relativas ao ambiente, ao aproveitamento de resíduos orgânicos, a importância do trabalho cooperativo/solidário e alimentação saudável. Efetivado em uma escola localizada em bairro de baixa renda, teve como principal justificativa a percepção de que os alunos da rede pública principalmente os que fazem a refeição na escola, assim como a comunidade de menor acesso e conhecimento, se alimentam de forma inadequada considerando as necessidades nutricionais para um bom aprendizado e qualidade de vida. A horta se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos de qualidade, uma alternativa sustentável e possível dentro de pequenos espaços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-05-2014
Como Citar
MANTELLI, J. Educação pela agroecologia: horta escolar . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 735–741, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722737. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22737. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de experiência
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.