Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT3511839Palavras-chave:
Rural, Urbano, Tecnicização, Ruralidades, UrbaniResumo
Os conceitos de rural e urbano / campo e cidade vêm sendo amplamente utilizados na Geografia e em outras ciências para evidenciar características socioespaciais peculiares, de modo que tais conceitos estão cristalizados nos mais diversos grupos sociais. O debate acadêmico em torno das interpretações do rural/urbano também é antigo, porém nos dias atuais, vem sendo renovado a partir de novos eventos e ações que vão se inserindo e modificando o que até então, era facilmente entendido como rural ou como urbano. Sabendo dessa maior complexidade do espaço geográfico, bem como das dificuldades em identificar e delimitar o espaço rural do urbano, o presente artigo busca apresentar os fundamentos das correntes de interpretação da relação cidade-campo, e discutir alguns conceitos que, em nossa opinião, podem contribuir para esse debate. Para tanto, trabalhamos com os conceitos de tecnicização do espaço, ruralidades e urbanidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-02-2008
Como Citar
CANDIOTTO, L. Z. P.; CORRÊA, W. K. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 5 Fev., p. 214–242, 2008. DOI: 10.14393/RCT3511839. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11839. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.