Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo

Autores

  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto UNIOESTE, campus Francisco Beltrão - PR
  • Walquíria Kruger Corrêa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT3511839

Palavras-chave:

Rural, Urbano, Tecnicização, Ruralidades, Urbani

Resumo

Os conceitos de rural e urbano / campo e cidade vêm sendo amplamente utilizados na Geografia e em outras ciências para evidenciar características socioespaciais peculiares, de modo que tais conceitos estão cristalizados nos mais diversos grupos sociais. O debate acadêmico em torno das interpretações do rural/urbano também é antigo, porém nos dias atuais, vem sendo renovado a partir de novos eventos e ações que vão se inserindo e modificando o que até então, era facilmente entendido como rural ou como urbano. Sabendo dessa maior complexidade do espaço geográfico, bem como das dificuldades em identificar e delimitar o espaço rural do urbano, o presente artigo busca apresentar os fundamentos das correntes de interpretação da relação cidade-campo, e discutir alguns conceitos que, em nossa opinião, podem contribuir para esse debate. Para tanto, trabalhamos com os conceitos de tecnicização do espaço, ruralidades e urbanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, UNIOESTE, campus Francisco Beltrão - PR

Prof. do Curso de Geografia da UNIOESTE, Camp. Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Estudos Territoriais (GETERR/UNIOESTE). Doutorando em Geografia pela UFSC / Bolsista CAPES-PICDT.

Walquíria Kruger Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Prof. dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da UFSC

Downloads

Publicado

07-02-2008

Como Citar

CANDIOTTO, L. Z. P.; CORRÊA, W. K. Ruralidades, urbanidades e a tecnicização do rural no contexto do debate cidade-campo . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 5 Fev., p. 214–242, 2008. DOI: 10.14393/RCT3511839. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11839. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos