Agricultura orgânica: uma proposta de diferenciação entre estabelecimentos rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91926083Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultura Orgânica, Conceito, TipologiaResumo
Este artigo procura desenvolver uma análise sobre o conceito de Agroecologia, considerando como ele vem sendo discutido no plano teórico e qual sua diferença em relação ao conceito de agricultura orgânica e a outros conceitos correlatos. Ao compreender que a Agroecologia engloba três dimensões que são coexistentes: científica, política e pedagógica, buscou-se levantar os fundamentos e a posição de alguns autores que discutem o conceito de Agroecologia na atualidade. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e desenvolvida uma proposta de uma metodologia para diferenciar os agricultores envolvidos com a produção orgânica, daqueles que se aproximam da Agroecologia, considerando para tal, as similitudes e diferenças teóricas entre estas. Finalmente, apresentou-se uma proposta de tipologia para os estabelecimentos rurais envolvidos com a agricultura de base ecológica, com o intuito de criar um referencial teórico para aplicação em estudos empíricos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-10-2014
Como Citar
CANDIOTTO, L. Z. P.; MEIRA, S. G. de. Agricultura orgânica: uma proposta de diferenciação entre estabelecimentos rurais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 149–176, 2014. DOI: 10.14393/RCT91926083. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26083. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.