Agronegócio e a demanda por agrotóxicos no Paraná

panorama de utilização no estado e na Mesorregião Sudoeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164309

Resumo

O objetivo geral desse artigo é apresentar o panorama da utilização de agrotóxicos no Paraná, e na mesorregião Sudoeste do estado, discutindo a problemática e as consequências do uso exacerbado destes produtos para o ambiente e para a saúde humana. Para tanto, os procedimentos metodológicos estão ancorados na análise de dados secundários oficiais acerca da comercialização de ingredientes ativos, da população residente, da estrutura fundiária e da especialização produtiva. Os resultados demonstram que apesar de o Paraná ter predomínio de agricultura familiar, a especialização produtiva é um traço marcante. A produção de commodities agrícolas, principalmente de soja, milho e trigo, é extremamente dependente do uso de ingredientes ativos como os herbicidas Glifosato e 2,4-D, associados ao desenvolvimento de diversos agravos à saúde humana e ambiental. Na mesorregião Sudoeste, esta realidade não se mostra diferente, o que sugere que a população está sujeita a uma alta exposição ambiental e ocupacional, de modo que as injustiças ambientais são enraizadas ao passo em que os agrotóxicos são impulsionados pelo complexo oligárquico agroquímico e pelo governo brasileiro.

Palavras-chave: Agrotóxicos. Agronegócio. Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shaiane Carla Gaboardi, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE Campus Francisco Beltrão. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense, Campus Ibirama.

 

Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor nos cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) e Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão/PR.

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

GABOARDI, S. C.; ZANETTI PESSÔA CANDIOTTO, L. Agronegócio e a demanda por agrotóxicos no Paraná: panorama de utilização no estado e na Mesorregião Sudoeste. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 197–228, 2022. DOI: 10.14393/RCT164309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62617. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)