IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS COM LÓGICA FUZZY: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610677204

Palavras-chave:

Gestão de riscos, Planejamento urbano, Desastres naturais, Modelagem preditiva

Resumo

Deslizamentos de terra causam danos socioambientais significativos. A complexidade de mitigar esses eventos é reduzida com o uso de geotecnologias, incluindo a lógica Fuzzy. Assim, o objetivo deste artigo foi elaborar um mapeamento de susceptibilidade a deslizamentos de terra para o município de Teófilo Otoni, utilizando SIG e lógica Fuzzy. As variáveis consideradas foram: declividade, geomorfologia, litologia, precipitação, proximidade das estradas, uso e cobertura da terra, cicatrizes de deslizamentos e localização das residências. Os resultados indicaram que 63,89% da área do município apresenta risco alto e muito alto, com 80,06% das residências localizadas nessas áreas. A validação do modelo indicou que 84,17% das cicatrizes de deslizamentos coincidiram com áreas de risco alto ou muito alto, demonstrando alta precisão. Comparações com outros modelos reforçaram uma assertividade superior utilizando lógica Fuzzy, com um AUC-ROC de 0,9143, destacando-se como o mais preciso na previsão de áreas de deslizamento, em comparação com os outros modelos da mesma região, feitos pelo IBGE e CPRM. Portanto, conclui-se que a lógica Fuzzy se mostrou uma ferramenta eficaz na identificação de áreas de risco de deslizamentos, favorecendo intervenções mais precisas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Breno Alcântara Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

    Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

  • Antônio Henrique Cordeiro Ramalho, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Bacharel em Engenharia Florestal pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo IFESSPA).

  • Thiago Bomjardim Porto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2008, mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2010, doutor em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2015. Residente Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC UFMG).

  • Leonardo Duarte Biazatti , Universidade Federal do Espírito Santo

    Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em andamento em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Francisco Hélter Fernandes do Amaral, Universidade Estadual Paulista

    Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em andamento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

  • Nilton Cesar Fiedler , Universidade Federal do Espírito Santo

    Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro.

  • Maria Giovana Parizzi , Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

07-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Breno Alcântara; RAMALHO, Antônio Henrique Cordeiro; PORTO, Thiago Bomjardim; BIAZATTI , Leonardo Duarte; AMARAL, Francisco Hélter Fernandes do; FIEDLER , Nilton Cesar; PARIZZI , Maria Giovana. IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS COM LÓGICA FUZZY: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 201–222, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610677204. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77204. Acesso em: 5 dez. 2025.