EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO PARA UMA EMPRESA PRODUTORA E BENEFICIADORA DE ARROZ NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610775688Palabras clave:
Mudança do clima, Medidas mitigadoras, Desenvolvimento sustentávelResumen
Objetivou-se com este estudo quantificar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e propor medidas mitigadoras para uma empresa produtora e beneficiadora de arroz no Rio Grande do Sul. A quantificação das emissões foi realizada com base em fatores de emissão por tipo de atividade, abrangendo as emissões diretas (escopo 1), indiretas por consumo de eletricidade (escopo 2) e indiretas associadas às atividades da organização (escopo 3). A emissão total de GEE da empresa foi de 1.257,05 tCO2e, sendo 63,3% do escopo 1, 0,4% do escopo 2 e 36,3% do escopo 3. As principais fontes de emissão estão relacionadas ao cultivo e transporte após o beneficiamento. A intensidade de emissão foi de 13,5 t CO2e por hectare cultivado ou 1,8 t CO2e por tonelada de arroz produzido; para o beneficiamento, foi de 3,2 kg CO2e por tonelada beneficiada. A redução das emissões ocorrerá principalmente com preparo do solo antecipado, inundação intermitente no cultivo e a diminuição no uso de fertilizantes nitrogenados. Essas estratégias são essenciais para que a empresa contribua para uma economia de baixo carbono, auxilie na redução das emissões de GEE e atenda as metas do Acordo de Paris.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Caroline Moro, Márcio Viera

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




