ESTUDO DE UNIDADE DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEXTUAL E INTERPRETATIVA

Autores/as

  • Alan Gomes Fonseca Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75668

Palabras clave:

BNCC, Livro Didático, Geografia, Análise de Livro Didático, Metodologia

Resumen

Este artigo, busca promover uma análise textual, temática e interpretativa de uma unidade de um livro didático de Geografia pertencente ao atual PNLD, que é utilizado em escolas públicas no município de Uberlândia-MG. Essa análise partirá de definições e métodos escritos pelo Professor Antônio Joaquim Severino (2013), que descreve em sua obra com título “Metodologia do Trabalho Científico” um caminho a se seguir no que tange aos procedimentos de análise e leitura científica de um trabalho. Os livros didáticos, são um recurso amplamente utilizados nas escolas públicas como um material de apoio e base para a montagem e ministração das aulas pelos professores. No entanto, não são poucas as críticas proferidas a elaboração, conteúdos, layout, organização e até mesmo omissão presente nos livros, que assumem um papel crucial na formação dos estudantes no sistema de educação público brasileiro. Portanto, estudos, pesquisas e análises são cabíveis de serem realizados com os atuais livros que serão utilizados nos próximos 4 anos no sistema público de educação, de modo a verificar e analisar sua construção, esqueleto e conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Gomes Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduando em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) Geografia.

Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Líder do Núcleo Teoria Anticolonial e docente do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tutor do Grupo PET MEC Geografia –IG–UFU.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Gomes Fonseca, A., & Barbosa, T. (2024). ESTUDO DE UNIDADE DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEXTUAL E INTERPRETATIVA. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 15(1), 547–565. https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75668

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>