ESTUDO DE UNIDADE DE LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA ANÁLISE TEXTUAL E INTERPRETATIVA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-75668Palabras clave:
BNCC, Livro Didático, Geografia, Análise de Livro Didático, MetodologiaResumen
Este artigo, busca promover uma análise textual, temática e interpretativa de uma unidade de um livro didático de Geografia pertencente ao atual PNLD, que é utilizado em escolas públicas no município de Uberlândia-MG. Essa análise partirá de definições e métodos escritos pelo Professor Antônio Joaquim Severino (2013), que descreve em sua obra com título “Metodologia do Trabalho Científico” um caminho a se seguir no que tange aos procedimentos de análise e leitura científica de um trabalho. Os livros didáticos, são um recurso amplamente utilizados nas escolas públicas como um material de apoio e base para a montagem e ministração das aulas pelos professores. No entanto, não são poucas as críticas proferidas a elaboração, conteúdos, layout, organização e até mesmo omissão presente nos livros, que assumem um papel crucial na formação dos estudantes no sistema de educação público brasileiro. Portanto, estudos, pesquisas e análises são cabíveis de serem realizados com os atuais livros que serão utilizados nos próximos 4 anos no sistema público de educação, de modo a verificar e analisar sua construção, esqueleto e conteúdo.
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