A CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS E ESPECIFICIDADES REGIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-60864Palavras-chave:
Educação, Região, Geografia, Ensino, Cartografia.Resumo
O presente trabalho busca superar a linguagem técnica dos livros didáticos que apresentam mapas e elementos da ciência cartográfica no ensino de Geografia, pois não propõem os livros didáticos um trabalho que revele as condições vividas pelos sujeitos nas suas regiões com uma sistematização didática e pedagógica que consiga direcionar os estudantes para um caminho amplo de entendimento das relações do que seja a cartografia com suas especificidades e sua vivência naquela região com suas particularidades, ou seja, os trabalhos desenvolvidos com cartografia sinalizam a localização, duração e diferenciação, mas ignoram aspectos de vivência que também estão mapeadas e organizadas a partir de duração, intensidade e extensão, mas em outras linguagens e símbolos, com os quais os estudantes do ensino fundamental precisam dominar.