GRUPO DE ESTUDO DO CAPITAL - DESVENDANDO O FETICHE PARA COMBATER OS MOINHOS DE VENTOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/OREG-v15-n1-2024-74159Palavras-chave:
valor de uso, valor de troca, concorrência, Trabalho, fetiche da mercadoriaResumo
Os escritos de Karl Marx são de fundamental importância para a compreensão da realidade da Sociedade Produtora de Mercadorias da qual estamos inseridos. Dessa forma, utilizamos como base para esse artigo o texto: “O Capital”, livro I, tomo I. As reflexões resultantes nos proporcionam um vislumbre de entendimento da realidade subjacente nas mais variadas escalas, nos dando possibilidade de reflexão crítica da sociabilidade e nos colocando contra qualquer forma de positivação. Conduzido em uma leitura esotérica, o embate parte de categorias, as quais apresentaremos aqui segundo nosso entendimento e que tem influenciado na elaboração de nossas dissertações e teses. A dialética presente na obra de Karl Marx também nos confronta acerca do método de pesquisa, nos levando ao embate epistêmico dentro da ciência geográfica. Aqui, apresentamos como centralidade o conceito de Fetiche da Mercadoria, abstração que se coloca como o sujeito das relações sociais e transforma os indivíduos em objeto.
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Copyright (c) 2024 Abimael Carvalho da Rocha, Cristiano Araújo Soares, Guilherme Viana de Lira, Juliano Henrique Xavier Cavalcanti, Ludmila Pereira Alves, Maisa dos Santos, Mauro Cristiano de Paula Silva, Patrícia de Oliveira Portela, Tulio Barbosa
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