Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao editor'.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos para publicação na Revista OBSERVATORIUM os seguintes trabalhos:

a) artigos: relacionados à Geografia, ou áreas afins, e apresentados sob a forma de revisão de literatura ou resultados de pesquisa, empírica ou conceitual; entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas, incluindo as referências;

b) ensaios: exposição de idéias, críticas e reflexões morais e filosóficas relacionadas à Geografia, ou áreas afins; entre 5 (cinco) e 15 (quinze) páginas;

c) resenhas: de livros, teses, dissertações e filmes. Os textos devem estar relacionados à Geografia, ou áreas afins; entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas;

d) relatos de experiência: relatos de trabalho de campo ou experiências vivenciadas. Os textos devem estar relacionados à Geografia, ou áreas afins; entre 5 (cinco) a 10 (dez) páginas;

e) entrevistas: conjunto de declarações a respeito de atos, idéias, reflexões ou obras de grandes nomes relacionados à Geografia ou áreas afins; não possui número mínimo de páginas, de modo que deve atender, por meio das questões dirigidas, satisfatoriamente ao que se propõe investigar/relatar, a julgar os critérios definidos pelos entrevistadores.

Todas as modalidades de trabalho (artigos, ensaios, resenhas, entrevista e relatos de experiência) serão aceitas em português e espanhol, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es). Deverão ser editados em Microsoft Office 2000 (Word) ou versões posteriores, com espaço 1,5 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem notas de cabeçalho e rodapé. Os parágrafos devem apresentar recuo de 1,25 cm e espaçamento simples (0 pt) entre os mesmos. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita). Não é necessário numeração de páginas do texto.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.