A CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS E ESPECIFICIDADES REGIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Autores/as

  • Pedro da Costa Alamy Universidade Federal de Uberlândia
  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-60864

Palabras clave:

Educação, Região, Geografia, Ensino, Cartografia.

Resumen

O presente trabalho busca superar a linguagem técnica dos livros didáticos que apresentam mapas e elementos da ciência cartográfica no ensino de Geografia, pois não propõem os livros didáticos um trabalho que revele as condições vividas pelos sujeitos nas suas regiões com uma sistematização didática e pedagógica que consiga direcionar os estudantes para um caminho amplo de entendimento das relações do que seja a cartografia com suas especificidades e sua vivência naquela região com suas particularidades, ou seja, os trabalhos desenvolvidos com cartografia sinalizam a localização, duração e diferenciação, mas ignoram aspectos de vivência que também estão mapeadas e organizadas a partir de duração, intensidade e extensão, mas em outras linguagens e símbolos, com os quais os estudantes do ensino fundamental precisam dominar.

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Biografía del autor/a

Pedro da Costa Alamy, Universidade Federal de Uberlândia

Discente do curso de Graduação em Geografia do Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista do PET MEC Geografia do IG-UFU.

Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Geografia (IG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia. Tutor do PET MEC Geografia do IG-UFU

Publicado

2021-05-04

Cómo citar

da Costa Alamy, P., & Barbosa, T. (2021). A CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS E ESPECIFICIDADES REGIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 11(03), 126–143. https://doi.org/10.14393/OREG-v11-n03-2020-60864

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