Abordagem Lexical, Linguística de Corpus e o ensino de inglês como língua estrangeira
relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex9-v5n2a2020-2Palabras clave:
Pibid, Enem, Linguística de Corpus, Abordagem Lexical, Ensino de língua inglesaResumen
Este relato de experiência tem como foco uma oficina de língua inglesa (LI) desenvolvida com alunos de ensino médio no escopo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo geral da oficina foi ampliar a competência lexical dos alunos, de modo a prepará-los para a realização da seção de LI do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram a Abordagem Lexical (LEWIS, 1993; 2000; 2008) e a Linguística de Corpus, respectivamente. Dentre os resultados provenientes da oficina estão: (i) o aumento do vocabulário em LI do público-alvo; (ii) a promoção de sentimentos de segurança em relação à leitura em LI; (iii) o treinamento de professores em formação para pesquisas em análise e descrição linguística, bem como para a produção de material didático.
Descargas
Citas
BERBER SARDINHA, T. Lingüística de Corpus. Barueri: Manole, 2004.
BRASIL. Capes. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília, DF: Capes, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 31 maio 2020.
CYR, P. Les stratégies d’apprentissage. Paris: CLE International, 1998.
GALISSON, R. L’apprentissage systématique du vocabulaire: livre du maître. Paris: Hachette/Larousse, 1970.
GERMAIN, C. Évolution de l’enseignement des langues: 5000 ans d’histoire. Paris: CLE International, 1993.
LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V. J. (org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000. p. 15-44.
LEWIS, M. (ed.). Teaching collocation: further developments in the Lexical Approach. Hove: Language Teaching Publications, 2000.
LEWIS, M. Implementing the Lexical Approach: putting theory into practice. Andover: Heinle Cengage Learning, 2008.
LEWIS, M. The Lexical Approach: the state of ELT and a way forward. Hove: Language Teaching Publications, 1993.
LISBOA, J. V. R. Aspectos (não)contribuintes do Pibid para a formação docente de graduandos em Letras Inglês: um estudo de caso. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 207-227, 2019a. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241324/34157. Acesso em: 17 abr. 2020.
LISBOA, J. V. R. O ensino de LI para alunos com NEE: experiências e reflexões no âmbito do PIBID. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 15, n. 2, p. 1-15, 2019b. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/58377. Acesso em: 21 fev. 2020. DOI https://doi.org/10.5216/rir.v15i2.58377.
LOPES, C. E. A. et al. A importância do PIBID na formação acadêmica dos graduandos em Letras Inglês: uma experiência modificadora. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 12, n. 1, p. 1-15, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37132/pdf_2. Acesso em: 12 mar. 2020.
MATEUS, E. F.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. O que se pode ver da janela: uma análise do subprojeto de Letras-Inglês do Programa PIBID. Signum, Londrina, v. 14, n. 1, p. 363-386, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488/9228. Acesso em: 21 fev. 2020. DOI http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363.
MCENERY, T.; HARDIE, A. Corpus Linguistics: method, theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
O’KEEFFE, A.; MCCARTHY, M. (ed.). The Routledge Handbook of Corpus Linguistics. Abingdon: Routledge, 2010.
PEIXOTO, L. M. O Corpus of English Language Videos: uma nova ferramenta de corpus on-line para aprendizagem direcionada por dados. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/18315/1/CorpusEnglishLanguage.pdf. Acesso em: 23 maio 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.403.
SCOTT, M. WordSmith Tools version 6. Stroud: Lexical Analysis Software, 2012. Disponível em: https://www.lexically.net/wordsmith/downloads/. Acesso em: 17 fev. 2020.
TOGNINI-BONELLI, E. Corpus Linguistics at work. Amsterdam: John Benjamins, 2001. DOI https://doi.org/10.1075/scl.6.
YAMAMOTO, M. I. Considerações sobre o ensino de francês e as novas tecnologias. E-scrita, Nilópolis, v. 3, n. 2, p. 161-172, 2012. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/458/pdf_245. Acesso em: 29 maio 2020.
YAMAMOTO, M. I. Considerações sobre o ensino de PLE em contexto de ensino superior. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 485-501, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24858/14654. Acesso em: 19 maio 2020. DOI https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-28.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.