Trabalho docente e gestão escolar

formação, deformação e tranformação do educador

Autores/as

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação, Política, Organização do trabalho escolar

Resumen

Este estudo objetiva refletir sobre a formação do educador e sua atuação, assim como sobre as possibilidades de se construir uma gestão que negue as relações despóticas, hierarquizadoras e burocratizadoras da organização do trabalho escolar. Para tanto, recorremos aos estudos marxianos para depreender a historicidade e contraditoriedade das relações de trabalho, evidenciando que mesmo sob as relações alienadoras de trabalho é possível produzir mecanismos que contribuam para sua superação. Nesse quadro, discutimos o processo de proletarização dos profissionais da educação como também suas manifestações de resistência à lógica do capital.

Ao buscarmos a compreensão desse caráter contraditório intrínseco às relações de trabalho analisamos a historicidade da relação Homem-Natureza-Trabalho - relação esta que determina a identidade do Homem enquanto sujeito histórico - e os mecanismos criados pela sociedade capitalista para mediar a relação capital-trabalho. Para tanto, estudamos algumas teorias do gerenciamento que se consolidaram na fase pós-Revolução Industrial, as novas perspectivas que se efetivam no contexto neoliberal e suas influências no campo educacional. [...]

Palavras-chave: Educação; Política; Organização do trabalho escolar. 

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Biografía del autor/a

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da UFU

Publicado

2008-10-22

Cómo citar

SILVA, M. V. Trabalho docente e gestão escolar: formação, deformação e tranformação do educador. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 211–212, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/983. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Resumos de teses e de dissertações