A filosofia da educação

buscando o sentido histórico e social da educação

Autores/as

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Historicidade, Sociabilidade, Práxis

Resumen

O artigo discute as interfaces que relacionam entre si as perspectivas epistemológicas da filosofia da educação e das ciências humanas, defendendo a ideia de que a filosofia da educação só se legitima se apoiada nos fundamentos vinculados à condição, em decorrência da necessária imergência do processo educacional nas coordenadas do tempo histórico e do espaço social, pelas quais é mediada a existência real dos homens.

Palavras-chave: Filosofia da Educação; Historicidade; Sociabilidade; Práxis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP.

Citas

BRANDÃO, Zaia (org). A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo, Cortez Editora, 1994. (Col. Questões da Nossa Época, vol. 35).

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Edunesp, 1992.

CARVALHO, Edgard de A. A Declaração de Veneza e o desafio transdisciplinar. Revista Margem. (1):91-103. mar. 1992.

GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa, Difel, 1989mc.

GINZBURG, Carlo. Mito, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo, Companhia das Letras, 1989mt.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

IANNI, Octavio. A crise dos paradigmas na Sociologia. Cadernos do IFCH. Campinas, Unicamp, set. 1990.

LOPES, José S. L. História e antropologia. Revista do Departamento de História. Belo Horizonte. UFMG. (11):76-96. s/d.

NUNES, Clarice. História da educação: espaço do desejo. Em Aberto jul./set. 1990.

VATIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa, Edições 70, 1991.

WARDE, Miriam J. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto. set. 1984.

WARDE, Miriam J. Contribuições da História para a educação. Em Aberto. 9(47):3-12. jui./set. 1992.

Publicado

2008-10-15

Cómo citar

SEVERINO, A. J. A filosofia da educação: buscando o sentido histórico e social da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 67–75, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/925. Acesso em: 22 jul. 2024.