FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-858Palabras clave:
Educação, Trabalho pedagógico, Luís Carlos FreitasResumen
No calor dos debates educacionais dos últimos anos, temas como a formação docente, prática pedagógica e organização do trabalho escolar e pedagógico ocupam lugar de destaque na produção de Luís Carlos Freitas. Nesta produção, a obra Crítica da organização do trabalho da escola e da didática é ponto de referência para a compreensão das suas ideias e proposições. A obra é resultado de tese de livre docência, defendida em 1994 na Unicamp, resgatando nas palavras do autor, “o que resistiu aos debates nos últimos dez anos no campo da didática.”
Inicialmente, questiona a aparente identidade de discurso que, centrada no conteúdo, pode conduzir ao neotecnicismo, ou seja, um novo tecnicismo, revestido com “ares progressistas”. Em uma proposta de trabalho de pesquisa em didática, em 1987, o autor afirma que a “pesquisa deve deslocar-se em direção à prática, utilizando (...) observação e descrição sistemática apoiadas com métodos quantitativos e qualitativos (...) levantamento das pesquisas realizadas nesta direção, intercâmbio de procedimentos metodológicos e a realização de pesquisas destinadas a captar sistematicamente a dinâmica do processo pedagógico (p. 11).
Palavras-chave: Educação; Trabalho pedagógico; Luís Carlos Freitas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria Clarisse Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.