A biografia como fonte para uma história da educação
subsídios para um debate necessários
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-740Palabras clave:
Educação, Biografia, História da educaçãoResumen
O presente artigo introduz o debate acerca da utilização das construções biográficas como fonte para a história da educação. Após apresentar algumas concepções no campo da pesquisa histórica, o trabalho avente a hipótese da utilização da biografia como um instrumento de análise da prática cultural dos indivíduos, que se constituíram em expressões corporificadas dessa prática. Em seguida, considerando o gênero biográfico como fonte histórica, e apoiando-se especialmente no pensamento de Wilhelm Dilthey, o artigo defende a utilização da biografia no campo da educação a partir da noção de que as construções biográficas podem abrigar uma intencionalidade educativa, em função de uma possível exemplaridade nelas contida.
Palavras-chave: Educação; Biografia; História da educação.
Résumé: L’article suivant introduit le débat à propos de l’emploi des constructions biographiques comme source pour l’historie de l’éducation. Après avoir présenté quelques conceptions dans le champ de la recherche historique, le travail propose l’hypotèse de l’emploi de la biographie comme un instrument d’analyse de la pratique culturelle des individus, qui pourraît se constituir d’expressions corporifiées de cette pretique. Ensuite, en considerant le genre biographique como source historique, et en s’appuiant spécialement dans la pensée de Wilhelm Dilthey, l’article défend l’emploi de la biographie dans le champ de l’éducation à partir de la notion des constructions biographiques comme l’abri d’une intentionalité educative, en fonction d’une possible exemplarité par eles contenue.
Descargas
Citas
AARON, Daniel (Org.) Studies in biography. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária; Rio de Janeiro: Salamandra; São Paulo EDUSP, 1981.
BURKE, Peter. A revolução Francesa da Historiografia: a Escola dos Annales - 1929/1989. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
CHARTIER, Roger. A história Cultural – Entre Práticas e Representações. Lisboa: Difel, 1990.
DILTHEY, Wilhelm. Psicologia y Teoria del Conocimiento. México: Fondo de Cultura Económica, 1945.
EPSTEIN, Willian H. (Org.) Contesting the subject – essays in the postmodern theory and practice of biography and biographical criticism. Indiana: Purdue University Press, 1991.
FÉLIX, Loiva Otero e ELMIR, Cláudio P. (Org.) Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Editora Universidade/ UFRGS, 1998.
FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: um inventário das diferenças. In: Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994.
MADÉLENAT, Daniel. La Biographie. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.
MAUROIS, André. Aspects de la biographie. Paris: Au Sens Pareil, 1928.
NUNES, Clarice e CARVALHO, Marta M. Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: Cadernos Anped, Porto Alegre: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n.5, set. 1993, p. 7-64.
RODRIGUES, José Honório. A Pesquisa Histórica e a História Contemporânea. In: História, Corpo do Tempo. São Paulo: Perspectiva, 1976, p. 223-237.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Jonaedson Carino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.