PROF-FILO: discrepâncias e perspectivas de um Mestrado Profissional em Filosofia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68030

Palabras clave:

PROF-FILO, Mestrado Profissional, Ensino de Filosofia, Formação de Professores

Resumen

Resumo: O propósito deste artigo é apresentar alguns traços peculiares do Programa de Pós-Graduação em Filosofia em Rede Nacional, o PROF-FILO, com destaque para certas discrepâncias observadas no seu surgimento e para o modo como elas participam no estabelecimento dos contornos que ele adquire e do papel que assume em seus primeiros anos de existência. Conforme veremos, tais discrepâncias, que imprimem claros limites ao novo programa, possibilitam também a ele cumprir um papel peculiar para a consolidação da disciplina de Filosofia no Ensino Médio e, indiretamente, para a Área de Filosofia no país, oferecendo novos elementos para os debates sobre a identidade da Filosofia nas terras tupiniquins.

Palavras-chave: PROF-FILO; Mestrado Profissional; Ensino de Filosofia; Formação de Professores

PROF-FILO: discrepancies and perspectives of a Professional Master in Philosophy

Abstract: The purpose of this article is to present some peculiar traits of the Graduate Program in Philosophy in the National Network, the PROF-FILO, highlighting the discrepancies observed in its emergence and the way they relate to the format it takes on and the role it assumes in its early years of existence. As we will see, such discrepancies that set clear limits to the new program, also allow it to fulfill a peculiar role for the consolidation of the discipline of Philosophy in High School and, indirectly, for the area of Philosophy in the country, offering new elements for the debates. on the identity of Philosophy in Tupiniquin lands.

Keywords: PROF-FILO; Professional Master's Degree; Teaching Philosophy; Teacher training; Continuing Education

PROF-FILO: discrepanze e prospettive di un Master Professionale in Filosofia

Riassunto: Lo scopo di questo articolo è quello di presentare alcune caratteristiche peculiari del Programma post-laurea in Filosofia, in rete nazionale, il PROF-FILO, evidenziando alcune discrepanze osservate nella sua nascita e come queste partecipino alla definizione dei contorni che acquisisce e del ruolo che assume nei suoi primi anni di esistenza. Come vedremo, queste discrepanze, che danno chiari limiti al nuovo programma, gli permettono anche di svolgere un ruolo peculiare per il consolidamento della disciplina della Filosofia nell'Educazione Secondaria e, indirettamente, per il campo della Filosofia nel Paese, offrendo nuovi elementi per i dibattiti sull'identità della Filosofia in Brasile.

Parole chiave: PROF-FILO; Master Professionali; Insegnamento di Filosofia; Formazione Degli Insegnanti

Data de registro: 20/01/2023

Data de aceite: 24/01/2024

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Biografía del autor/a

Antonio Edmilson Paschoal, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

* Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. E-mail: antonio.paschoal@yahoo.com.br.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/0158461643798918. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0843-4204.

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Publicado

2024-09-16

Cómo citar

PASCHOAL, A. E. PROF-FILO: discrepâncias e perspectivas de um Mestrado Profissional em Filosofia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68030. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê As pesquisas sobre o Ensino de Filosofia no Brasil: perspectivas epistemológicas sobre o campo