As categorias epistemológicas, polítcas e epistemológico-políticas do pensamento filosófico lockeano
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-585Palabras clave:
Educação, Filosofia, John Locke, PedagogiaResumen
O pensamento filosófico de John Locke (1632-1704) tem como principais enfoques a epistemologia e a política. Todavia, pode-se perceber que tais enfoques convergem para o campo educacional e pedagógico. Assim, para que se possa ter uma compreensão mais completa da estrutura do pensamento educacional e pedag6gico de Locke de modo especifico, é necessário percorrer as principais categorias epistemológicas, políticas e epistemológico-politicas pelas quais John Locke estrutura o seu pensamento filosófico de modo geral.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; John Locke; Pedagogia.
Abstract: John Locke's (1632-1704) philosophical thought has his main focuses on epistemology and politics. However, one can perceive that these focuses converge to educational and pedagogical field. Thus, for a more complete comprehension about the structure of Locke's educational and pedagogical thought, in a specific way, it is necessary to search through the main epistemological, political and epistemological-political categories by which John Locke structures his philosophical thought in a general way.
Keywords: Education; Philosophy; John Locke; Pedagogy.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, N. & VISALBERGH, A. História da Pedagogia. Lisboa-Portugal: Editora Livros Horizonte, 1981.
BOBBIO, N.; MATEUCCI, N. & PASQUINO, G. Dicionário de Política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1986.
HOBBES, T. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (Coleção Os Pensadores)
LOCKE, J. Ensaio Acerca do Entendimento Humano. São Paulo: Nova Cultural, 1997. (Coleção Os Pensadores)
_______. Dois Tratados Sobre O Governo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MORA, J. F. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ROUSSEAU, JJ. Do contrato social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção “Os Pensadores”)
YOLTON, J. W. Dicionário Locke. Rio de Janeiro-RJ: Jorge Zahar Editor, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Gustavo Araújo Batista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.