Editorial

Autores/as

  • Fillipa Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v32n66a2018-47907

Palabras clave:

Editorial

Resumen

O presente número da Revista Educação e Filosofia traz aos nossos leitores fecundas reflexões sobre temas que passam do atual ao atualíssimo no âmbito educacional, filosófico e político. Em um momento político tão fortemente marcado pela necessidade de resistência e de reflexão com qualidade, as releituras de temas e conceitos já clássicos no domínio da educação e da filosofia são bem vindas e celebradas como excelentes instrumentos de incitação ao debate. Além disso, tentando acompanhar a exacerbação e a velocidade da dita “sociedade da informação”, alguns de nossos artigos lançam reflexões críticas sobre temas “novos”, suas “tecnologias”, e a não necessária decorrência, a partir disso, de um aprimoramento em nossa capacidade de comunicar, educar, produzir, pensar melhor.
Sem perder o rigor da análise e a precisão conceitual - risco maior das análises acadêmicas voltadas a questões hodiernas – nosso “contemporâneo” se vê representado em artigos sobre temas como decolonialidade, reprodutibilidade algorítmica, linguagem tecnocibernética. Além disso, alguns artigos nos brindam com as sempre bem vindas relações entre pensamento e arte – cinema, literatura – fusão motriz da capacidade imaginativa, tão potencialmente transformadora em termos educacionais e políticos. No fundo desses artigos, paira a dimensão estética do aprender, do pensar, do ensinar, constituindo importante ferramenta nos processos de reflexão e de engajamento, de enfrentamento do autoritarismo, do individualismo, da violência, e do embotamento da intelectualidade e da sensibilidade.
Encontramos esse espírito já no início deste volume, na entrevista com Francis Wolff, conduzida pelo professor Marcos Seneda. É sobre a “nossa” humanidade que versa o livro mais recente do filósofo francês, mas, já no início da entrevista, conhecemos um pouco mais do percurso de formação individual do autor, uma formação humanística, interdisciplinar, marcada por errâncias e encontros. Um caminho que se constitui como fecundo terreno para o desenvolvimento de uma reflexão filosófica crítica, que parte do espanto individual diante da existência, mas logo se conduz para o ver-se em um mundo, numa humanidade da qual fazer parte, e sobre a qual tecer formas de compreensão.
Na sequência, nosso volume contempla temas tradicionais como linguagem e ciência explorados sob um viés crítico.[...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fillipa Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora de Filosofia Contemporânea na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

SILVEIRA, F. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 915–919, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v32n66a2018-47907. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47907. Acesso em: 5 nov. 2024.