Apresentação - Dossiê fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p17a19Resumen
*Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´. Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
**Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU.
"Sólo es buena la enseñanza que se adelanta al desarrollo."(Vigotski, 1987, p. 218).
Partindo da máxima vigotskiana de que o bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento, a organização e proposição do dossiê "Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa" procura em seus referenciais teórico-metodológicos fundamentos para um ensino propulsor do desenvolvimento integral do homem.
Pensar o ensino numa perspectiva desenvolvimental, sob a base episÂtemólico-filosófica marxista, implica compreender e tratar a Didática de forma interdisciplinar, no diálogo com várias ciências. A Didática se ocupa do ensino, mas para o desenvolvimento do homem e, para tanto, demanda da Psicologia; tendo em vista a constituição de uma determinada sociedade, valendo-se da Antropologia e da Sociologia; que atua e produz determinado contexto político-social, portanto, apoia-se na Ciência Política; sob uma base epistemológica, a Filosofia; com conhecimentos específicos da Pedagogia. Compreende-se, portanto, a Didática, na interface com essas várias áreas, como ciência interdisciplinar.
O dossiê representa um esforço de reunir estudiosos de instituições brasileiÂras, cubanas e mexicanas que, numa abordagem marxista, tratam da relação entre desenvolvimento psíquico e as condições de ensino e educação. Apresenta-se como resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - GEÂPEDI, em várias direções: estudo e aprofundamento teórico nos campos da psicologia, pedagogia e didática marxista; intercâmbios interinstitucionais e internacionais com grupos de pesquisas que vêm se dedicando à temática, nessa abordagem; e divulgação e acessibilidade do conhecimento produzido na área.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.