A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Autores/as

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)
  • Neire Márcia da Cunha Cunha Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p125a152

Palabras clave:

Atividade de estudo. Tarefa de aprendizagem. Tarefa de estudo. Modelo lógico.

Resumen

*Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico "Felix Varela" de Villa Clara, Cuba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

**Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Apoio: CNPq (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 43/2013).

A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Resumo: O objeto estudado é a tarefa de aprendizagem. O objetivo foi elaborar uma síntese teórico-metodológica da tarefa de estudo ou de aprendizagem no intuito de contribuir com a melhora da elaboração e direção desse tipo de tarefa. Essa síntese constitui o resultado de pesquisa realizada durante 2013 e 2014. Nesse percurso, foram necessários dois procedimentos metodológicos. O primeiro foi a análise teórica da tarefa de estudo. O segundo procedimento consistiu na revisão de investigações experimentais que aplicaram os modelos lógicos elaborados por Galperin e Davidov na elaboração e direção das tarefas de estudo. Conclui-se que a síntese teórico-metodológica que se apresenta sobre a elaboração e direção das tarefas de aprendizagem resulta-se interessante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, da formação de professores e da pesquisa experimental, pois abre portas para a renovação dos métodos, dos programas escolares e das didáticas especiais.

Palavras-chave: Atividade de estudo. Tarefa de aprendizagem. Tarefa de estudo. Modelo lógico.

A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor

Abstract: The study object is the learning task. The goal was to develop a theoretical and methodological synthesis of study or learning task in order to contribute to the improvement of the development and direction of this type of task. This synthesis is a result of research conducted during 2013 and 2014. Along the way, it took two methodological procedures. The first was the theoretical analysis of the study task. The second procedure involved the review of experimental investigations that applied the logic models developed by Galperin and Davidov in the development and direction of the study tasks. In conclusion, the theoretical and methodological synthesis that presents on the development and direction of the learning tasks result is interesting for improving the teaching-learning process, the teacher training and experimental research because it opens doors for renovation the methods, schools programs, and Specials Didactics .

Keywords: Study activity. Learning task. Study task. Logical model.

Data de registro: 17/04/2015

Data de aceite: 22/04/2015

Referências: 

CAMPISTROUS, L.; RIZO, C. Aprender a resolver problemas aritméticos. La Habana: Pueblo y Educación, 1996.

CASTELLANOS, S. D. et al. Aprender y enseñar en la escuela. Una con­cepción desarrolladora. La Habana: Pueblo y Educación, 2002.

CUNHA, N. M. O ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes em uma turma de sete anos. 2014. 129f. Dissertação (Mes­trado em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba, 2014.

DANILOV, M. A. Proceso de enseñanza. In: DAVIDOV, V. V; SKATKIN, M. N. Didáctica de la escuela media. Segunda reimp. La Habana: Pueblo y Educación, 1984, p. 98-137.150

DAVÃDOV, V. V. Los problemas psicológicos del proceso de enseñanza de los escolares de edad menor. In: ILIASOV.I. I.; LIAUDIS V. Ya. Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana: Pueblo y Educa­ción, 1986, p. 101-104.

______; MÃRKOVA, A. La concepción de la actividad de estudio en los escolares. In: ______. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (Antología). Biblioteca de Psicología Soviética. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 316-337.

ELKONIN, D. B. Las cuestiones psicológicas relativas a la formación de la actividad docente en la edad escolar menor. In: ILIASOV, I. I. y LIAUDIS V. Ya. Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana: Pueblo y Educación, 1986, p. 99-101.

GALPERIN, P. Ya. Sobre el método de formación por etapas de las acciones mentales. In: ILIASOV I. I.; LIAUDIS, V. Ya. Antología de la psicología pe­dagógica y de las edades. La Habana: Pueblo y Educación, 1986, p. 114-118.

______. Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales. In: La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. 2. reimp. Luis Quintana Rojas (compilador). México: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001, p. 45-56.

______; ZAPORÓZHETS, A. ELKONIN, D. Los problemas de la for­mación de los conocimientos y capacidades en los escolares y los nuevos métodos de enseñanza en la escuela. In: ______. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (Antología). Biblioteca de Psicología Soviética. Moscú: Editorial Progreso, 1987, p. 300-315.

ITELSON, L. B. La actividad docente. Sus orígenes, estructura y condi­ciones. In: ILIASOV, I. I.; LIAUDIS, V. Ya. Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana: Pueblo y Educación, 1986, p. 94-99.

LOPES, L. M. M. Formação de conceitos de língua portuguesa no ensino técnico de nível médio: um estudo experimental. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Uberaba, Uberaba, 2014.

MÃRKOVA, A. K. La formación de la actividad docente y el desarrollo de la personalidad del escolar. In: LOMPSCHER, J.; MÃRKOVA, A. K.; 151

DAVIDOV, V. V. Formación de la actividad docente de los escolares. La Habana: Pueblo y Educación, 1987.

______.; ABRAMOVA, G. S. La actividad docente como objeto de la investiga­ción psicológica. In: ILIASOV, I. I. y LIAUDIS, V. Ya. Antología de la psicología pedagógica y de las edades. La Habana: Pueblo y Educación, 1986, p. 104-109.

MARZARI, M. Ensino e aprendizagem de didática no curso de pedagogia: contribuições da teoria desenvolvimental de V. V. Davídov. 2010. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia 2010.

RICO, P. La zona de desarrollo próximo. Procedimientos y tareas de apren­dizaje. La Habana: Pueblo y Educación, 2003.

SILVA, T. S. A formação de conceitos de língua portuguesa no ensino fun­damental: um estudo experimental. 2014. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Uberaba, 2014.

SILVESTRE, M. Aprendizaje y la tarefa docente. In: ______. ¿Cómo hacer más eficiente el aprendizaje? ORAMAS, M. S.; TORUNCHA, J. Z. (Versión digital). La Habana: Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, 2000, p. 85-117.

______. Aprendizaje, educación y desarrollo. Primera reimp. La Habana: Pueblo y Educación, 2001.

______; ZILBERSTEIN, J. Hacia una didáctica desarrolladora. La Habana: Pueblo y Educación, 2002.

VIGOTSKI, L. S. O problema da consciência. In: ______. Teoria e método em psicologia. Tradução Claudia Berliner. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 171-189.

WEITZEL, V. A. B. O planejamento científico do ensino: uma experiência de formação com professores de cursos tecnológicos. 2014. 243f. Disser­tação (Mestrado em Educação - Universidade de Uberaba, Uberaba, 2014.

ZANKOV, L. V. La enseñanza y el desarrollo. (Investigación pedagógica experimental). Moscú: Editorial Progreso, 1984.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico

Neire Márcia da Cunha Cunha, Universidade de Uberaba -UNIUBE (Uberaba, MG, Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (UNIUBE). E-mail: neirecunha@yahoo.com.br

Publicado

2016-03-17

Cómo citar

AQUINO, O. F.; CUNHA, N. M. da C. A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 125–152, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p125a152. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29916. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa