Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski

Autores/as

  • Ruben de Oliveira Nascimento Professor de Psicologia da Educação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p95a123

Palabras clave:

Comunicação verbal. Recursos visuais. Pensamento. Vigotski.

Resumen

[1] Este trabalho inclui alguns dados extraídos da tese de doutorado do autor, sob a orientação da Profa. Dra Andréa Maturano Longarezi. Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/UFU.

*Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU. Professor de Psicologia da Educação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia - IP/UFU.

Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski

Resumo: Esse trabalho aborda contribuições de Lev Vigotski sobre o uso de meios visuais no processo de ensino, examinando suas implicações para o desenvolvimento do pensamento do estudante. As análises de Vigotski são consideradas no contexto do debate psicológico e pedagógico desenvolvido na educação russa de seu tempo e revelam fundamentos de sua teoria psicológica. As contribuições de Vigotski abordadas nesse trabalho mostram discussões psicológicas e didáticas relevantes para se pensar esses temas no processo educativo atual.

Palavras-chave: Comunicação verbal. Recursos visuais. Pensamento. Vigotski.

Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski

Abstract: This paper approaches contributions of Lev Vygotsky on the use of visual aids in the learning process, examining their implications on the development of students thinking. Vygotsky analyzes are considered in the context of psychological and pedagogical debate developed in the Russian education of his time and reveal psychological foundations of his theory. The contributions of Vygotsky addressed in this paper show significant psychological and didactic discussions to think about these issues in the current educational process.

Keywords: Verbal communication. Visual resources. Thought. Vygotsky.

Data de registro: 08/10/2014

Data de aceite: 22/04/2015

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Biografía del autor/a

Ruben de Oliveira Nascimento, Professor de Psicologia da Educação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

2016-03-17

Cómo citar

NASCIMENTO, R. de O. Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de Vigotski. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 95–123, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p95a123. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27893. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Fundamentos psicológicos e didáticos para o ensino com base na tradição russa