Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares

Autores/as

  • Giovanni Semeraro Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p131-148

Palabras clave:

Filosofia, Política, Educação

Resumen

FILOSOFIA DA PRÁXIS E AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS POPULARES

RESUMO: O  artigo  resgata  o  sentido  “revolucionário”  da  filosofia  da  práxis inaugurada por K. Marx e aprofundada por A. Gramsci e aponta conexões com  as  atuais  práticas  político-pedagógicas  populares.  Mostra  como Marx revoluciona a concepção de filosofia não apenas porque unifica inseparavelmente pensamento e atividade material, teoria e prática, mas, principalmente pelo fato inaudito de reconhecer o protagonismo histórico do proletariado. É Gramsci, no entanto, quem explicita, amplia e atualiza de maneira original as virtualidades da filosofia da práxis mostrando os aspectos que a projetam como a mais avançada visão de mundo e como expressão  revolucionária  das  classes  subalternas  que  se  organizam politicamente  para  romper  com  a  submissão  e  se  tornar  dirigentes. Sendo uma construção histórica que assume diferentes configurações em diversas situações e lugares, o artigo traça uma análise das novas formas que hoje a filosofia da práxis apresenta nas insurgências populares que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: Filosofia. Política. Educação.

RIASSUNTO: L’articolo  riscatta  la  dimensione  “rivoluzionaria”  della  filosofia  della prassi inaugurata da K. Marx e approfondita da A. Gramsci e segnala punti di contatto con le attuali pratiche politico-pedagogiche popolari. Mette  in  evidenza  come  Marx  rivoluziona  la  concezione  di  filosofia non solo perché unifica inseparabilmente pensiero e attività materiale, teoria e pratica, ma principalmente per il fatto inaudito di riconoscere il  protagonismo  storico  del  proletariato.  È  Gramsci,  però,  l’autore che esplicita, allarga e attualizza in modo originale le virtualità della filosofia della prassi mostrando gli aspetti che la proiettano come la più avanzata visione di mondo e come espressione rivoluzionaria delle classi subalterne che si organizzano politicamente per vincere la sottomissione e diventare dirigenti. Essendo una costruzione storica che assume differenti configurazioni in diversi luoghi e situazioni, l’articolo traccia un’analisi delle forme che oggi la filosofia della prassi presenta nelle insorgenze popolari che avvengono in Brasile e nel mondo.

Parole chiave: Filosofia. Politica. Educazione.

Data de registro: 10/03/2014

Data de aceite:23/04/2014

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Biografía del autor/a

Giovanni Semeraro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ

Doutor em Filosofia Política e em Educação, com doutorado sandwich pela Università degli Studi di Padova (1996), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Prof. Associado de Filosofia da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, atua na Graduação e Pós-Graduação, Pesquisador do CNPq e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofía, Política e Educação (NUFIPE). E-mail: gsemeraro@globo.com

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Publicado

2014-09-22

Cómo citar

SEMERARO, G. Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 131–148, 2014. DOI: 10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p131-148. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Filosofia da Educação - Atualidade de Marx e Gramsci