Alfabetização de adultos. In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2003Palabras clave:
Alfabetização, Adultos, Político, Social, AnalfabetismoResumen
Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe ao problema. O processo de alfabetização seria visto como o ato de transferência cumulativa de palavras e sílabas do alfabetizador ao alfabetizando. Ainda decorres dos estreitos limites desta concepção seriam a atitude messiânica frente ao alfabetizando, assumindo como indivíduo a ser salvo, e finalmente uma visão mágica da palavra que enxerga como algo a ser mecanicamente repetido como se se tratasse de um ritual. Descrição sombria de uma concepção a ser naturalmente evitada. [...]
Palavras-chave: Alfabetização; Adultos; Político; Social; Analfabetismo.
Descargas
Citas
FREIRE, P.: A alfabetização de adultos – Crítica de sua visão ingênua; compreensão de sua visão crítica. In: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979. P.p.: 12-23.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Márcio Chaves- Tannus
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.