Quem são os alunos repetentes da primeira série do primeiro grau do município de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1951Palabras clave:
alunos, repentes, UberlândiaResumen
[...] O presente artigo é parte de uma tese de Doutorado onde se pretendeu um estudo etnográfico com alunos repetentes da primeira série do primeiro grau. Os dados que serão apresentados aqui foram obtidos na primeira fase do estudo a esta seguiram-se um levantamento do potencial cognitivo dos alunos e um estudo da instituição escolar através da observação participante. Os dados a serem apresentados a seguir referem-se ao que temos denominado como "contextualização", procedimento de pesquisa adotado com o objetivo de caracterizar as origens socioeconômica e cultural dos alunos, que inclui entrevistas com os familiares, visitas ao local de moradia, observações durante a entrevista e fora dela. Estudos anteriores (Wolf, 1978; Gatti, 1981; Arns, 1978; Isaac, 1977; Ferrari, 1975; Bonamigo, 1980; Fukui, 1980 e Rosemberg, 1981) indicam que as crianças provenientes das classes socioeconômicas inferiores são as mais vitimadas pela repetência e evasão nas primeiras' séries escolares. Nesta etapa de nossa tese, pretendemos verificar, a partir de um estudo mais intensivo com uma amostra representativa dos alunos repetentes de uma escola estadual do município de Uberlândia, a confirmação dos resultados citados. [...]
Palavras-chave: Munícipio; Uberlândia; Alunos; Primeiro grau; Primeira fase.
Descargas
Citas
ARNS, O. e outros. A comunicação linguística paranaense: evasão e retenção escolar no 1 9 grau, UFPR/INEP, 1978.
BERLINCK, M.T. Marginalidade social e relações de classes em São Paulo. 2 ed. Petrópolis, Vozes, 1977.
BONAMIGO, E. e PENNA FIRME, T. Repetência na 1osérie do 1o grau: uma nova perspectiva de análise. Porto Alegre, UFRGS/INEP, 1980.
FERRARI, A. Fatores escolares e não escolares de rendimento no ensino de 1o grau. São Leopoldo, UNIS'NOS, 1975.
FUKUI, L. e outros. Escolarização e sociedade: um estudo de excluídos da escoIa. São Paulo, CERU/INEP, 1980.
GATT l, B.A. e outros; A reprovação na lo série do 1o grau: um estudo de caso. Cademos de Pesquisa, São Paulo, 38: 3-13, Ago. 1981.
ISAAC, N.J. e outros. Diagnóstico discriminativo de escolar com dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro, FGV,ISOP/INEP, 1977.
KANDEL, L. Reflexões sobre o uso da entrevista, especialmente a não diretiva, e sobre as pesquisas de opinião. In: THIOLLENT, M.J.M. Critica metodológica, investigação social e enquete operária. 3 ed., São Paulo, Pólis, 1982, p.169-89.
MICHELAT, G. Sobre a utilização da entrevista não-diretiva em sociologia. In: THIOLLENT, M.J.M. Critica metodológica, investigação social e enquete operária. 3 ed., São Paulo, Pófis, 1982, p. 191-211.
PAOLI, M.C.P.M. Desenvolvimento e marginalidade: um estudo de caso. São Paulo, Pioneira, 1974.
PEREIRA, L. Populações Marginais. In: PEREIRA, L. Estudos sobre o Brasil Contemporâneo. São Paulo, Pioneira, 1971.
PEARLMAN, J.E. O Mito da Marginalidade: favelas e políticas no Rio de Janeiro. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
PESSOA, V.L.S. Características da modernização da agricultura e do desenvolvimento rural de Uberlândia. (Tese de N½strado apresentada ao Instituto de Geoquímicas e Ciências Exatas da UNESP-Rio Claro, 1981, mimeo.).
ROSEMBERG, L. Educação e desigualdade social. 2 ed. São Paulo, Loyola, s.d.
SILVA, D.V. da O parque empresarial de Uberlândia. Debate Econômico, Uberlândia, 2:20-4, nov. 1984.
THIOLLENT, M.J.M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 2 ed., São Paulo, Pólis, 1982.
WOLF, L. Um estudo das causas de reprovação no 1 ano das escolas primárias do Rio Grande do Sul e suas implicações para a política e pesquisa educacional. Educação e Realidade, Porto Alegre, 3:67-105, jan. 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Antonio dos Santos Andrade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.