Música e civilização em Adorno:
a assimetria da música e a mortificação da audição
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p631a658Palabras clave:
Adorno, música, estética, audição, NietzscheResumen
Música e civilização em Adorno: a assimetria da música e a mortificação da audição
Resumo: Nesse texto abordamos, de modo indireto, a constituição de uma estética musical através dos elementos filosóficos, sociológicos e psicanalíticos que condicionam e fazem parte da compreensão da audição como arte. Para isso, defendemos a existência de uma oposição oculta entre a música e o processo civilizatório, como culto da divindade da imagem, que teve como filha a Indústria Cultural, perseguidora dos novos discípulos de Dionísio-oposto-a-Apolo, Schoenberg, Webern e Berg, presos pela inteligência instrumental do diretor Ulisses, que como um trabalhador ao final do expediente, sempre quer voltar para a falsa familiaridade das instituições prontas para nos matarem, com medo do obscuro, do estranho e do diferente, como Penteu. Enfim, foi nosso objetivo demonstrar a relação causal entre a perda da arte da audição e o fetichismo.
Palavras-chave: Adorno. Música. Nietzsche. Filosofia. Arte.
Abstract: In this text we approach, of indirect way, the constitution of a musical esthetic throughout of philosophical, sociological and psychoanalytical elements which are condition and make part of understanding of hearing as art. For this, we defend an existence of a hide opposition between the music and the civilizing process, as cult of divinity of the image, which had as daughter the Cultural Industry, which persecute the news disciples of Dionysus-opposed-the-Apollo, Schoenberg, Webern, and Berg, prisoners by instrumental intelligence of the director Ulisses, which as a worker at end of expedient, always to want to come back for the false intimacy of the institutions to await to kill us, whit fear of obscure, of strange, of different, as Penteu. Finally, we had as objective to demonstrate the causal relationship between the loss of art of hearing and the fetishism.
Keywords: Adorno. Music. Nietzsche. Philosophy. Art.
Data de registro:06/08/2012
Data de aceite:28/09/2012
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição.In:______. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
______. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1989.
BARBOSA, R. Música, racionalidade e linguagem. In: ______. DUARTE, R.; SAFATLE, V. (Org.). Ensaios sobre música e filosofia. São Paulo: Humanitas, 2007.
BARRETO, M. H. Subjetividade e o novo na arte: reflexões a partir de Adorno. Kriterion, Belo Horizonte, v. 33, n. 85, p. 49-58, jan./jul. 1992.
CHIARELLO, M. Natureza-morta: finitude e negatividade em T. W. Adorno. São Paulo: Edusp, 2006.
DAHLHAUS, C.; EGGEBRECHT, H. Que é a música? Lisboa: Texto & Grafia, 2009.
DUARTE, R. Adornos: nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997.
MACHADO, Roberto. Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MENEZES, F. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
NIETZSCHE, F. Música e palavra. Discurso: música e filosofia. São Paulo, n. 37, p. 167-181, 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62928
______. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.
______. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Logos, 1959. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 631-658, jul./dez. 2013. ISSN 0102-6801 657
SAFATLE, V. Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana. Discurso: música e filosofia. São Paulo, n. 37, p. 365-406, 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62950
TOMÁS, L. Música e filosofia: estética musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 2005.
WAIZBORT, L. Estilo musical da liberdade. Kriterion, Belo Horizonte, v.33, n. 85, p. 31-48, jan./jul., 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Harley Juliano Mantovani
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.