Política Antiplágio

ANEXO 6

Resolução Interna nº 11/2020 do Conselho da Revista Educação e Filosofia

             Dispõe sobre os procedimentos regulares para detecção de plágio e auto-plágio durante o trâmite de avaliação de textos submetidos à Revista Educação e Filosofia. 

 

CONSIDERANDO que a Revista Educação e Filosofia aceita para publicação apenas trabalhos originais de autores brasileiros e estrangeiros; 

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação de uma política anti-plágio para a Revista Educação e Filosofia; 

RESOLVE que:

Art. 1º. Os textos recebidos pela Revista Educação e Filosofia serão analisados por software anti-plágio no momento de sua submissão e da publicação. O relatório de análise obtido pelo programa será objeto de exame dos diretores de editoração.

Art. 2º. Havendo constatação de plágio, o texto será imediatamente recusado.

Art. 3º. Havendo constatação de auto plágio, a Revista obedecerá aos seguintes parâmetros:

  1. No caso de livros, capítulos de livros, artigos e textos de divulgação, poderá haver incidência de até 30% de auto plágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Se esse limite for ultrapassado, o artigo será recusado.
  2. No caso de textos já publicados em anais de eventos, será admissível uma incidência de 50% de auto plágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Deverá ainda constar em nota a referência da primeira publicação. Se esse limite for ultrapassado, o artigo será recusado.

III. No caso de textos que já estão disponíveis ao acesso público em repositórios de dissertações e teses, será admissível uma incidência de 70% de auto plágio, excluindo-se do referido percentual as citações e referências. Deverá ainda constar em nota a referência ao repositório. Se esse limite for ultrapassado, o artigo será recusado.

Art. 4º. Todos os casos não previstos nesta resolução ou os fatores supervenientes serão examinados pelo Conselho Editorial da Revista Educação e Filosofia.

Art. 5º. Esta Resolução Interna 11/2020 do Conselho Editorial da Revista Educação e Filosofia entra em vigor nesta data.

Uberlândia, 25 de novembro de 2020.

 

Marcos César Seneda

Diretor Geral da Revista Educação e Filosofia