A crítica cristã ao prazer epicureu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-46815

Palavras-chave:

Epicurismo, Cirenaismo, Padres Apologistas, Hedonismo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar e analisar as críticas e deturpações promovidas pelos Padres Apologistas acerca da Filosofia de Epicuro, mais especificamente a parte dessa Filosofia relativa à fruição dos prazeres. Para tanto, elegemos aqui quatro dos vários Padres Apologistas que criticaram e deturparam a Filosofia de Epicuro, a saber: Tito Flávio Clemente (150 a.C. - 215 d.C.), mais conhecido como Clemente de Alexandria; Justino de Nablus (ou Justino Mártir) (100/114 d.C. - 162/168 d.C.); Ambrósio Aurélio (340 d.C. - 397 d.C.) e Jerônimo de Estridão (347 d.C. - 407 d.C.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Lopes Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em andamento em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com bolsa CAPES. Mestrado em Filosofia pela UFSM.

Referências

AMBRÓSIO AURÉLIO. The Letters of S. Ambrose. Translated with Notes and Indices by Members of the English Church. London: Oxford and Cambridge, 1881.

AMBRÓSIO AURÉLIO. Political Letters and Speeches. Translated with an introduction and notes by J. H. W. G. Liebeschuetz with the assistance of Carole Hill. Liverpool: Bell and Bain Ltd., 2005.

CÍCERO. Oeuvres Complètes de Cicéron. Traduction par M. Nisard. Paris: J. J. Dubochet, Le Chevalier et Comp., Éditeurs, 1948.

DIODORO SÍCULO. Bibliothèque Historique. Tome Premier: Livre II. Traduction Nouvelle avec: une préface, des notes e un index par Ferdinand Hoefer. Paris: Adolphe Delahays, 1851.

DIODORO SÍCULO. Library of History, Volume I: Books 1-2.34. Translated by Charles Henry Oldfather. Loeb Classical Library 279. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1933. https://doi.org/10.4159/DLCL.diodorus_siculus-library_history.1933

DIÓGENES LAÉRCIO. Vies et Doctrines des Philosophes de l’Antiquité, Tome Premier. Traduction par Charles Maric Zevort. Paris: Charpentier, 1847.

DIÓGENES LAÉRCIO. Lives of Eminent Philosophers, Volume II: Books 6-10. Transl. by Robert Drew Hicks. Loeb Classical Library 185. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1925. https://doi.org/10.4159/DLCL.diogenes_laertius-lives_eminent_philosophers_book_x_epicurus.1925

DIÓGENES LAÉRCIO. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

EPICURO. Lettres et Maximes. Texte Étable et Traduit avec une Introduction et des Notes par Marcel Conche. Paris: Presses Universitaires de France, 1987.

EPICURO. Carta a Meneceu. Trad. Álvaro Lorencini e Enzo Dell Carratore. São Paulo: Unesp, 2002.

EPICURO. Máximas Principais. Introdução, tradução e notas de João Quartim de Moraes. Campinas (SP): IFCH/UNICAMP, 2006 (Coleção Clássicos da Filosofia: Cadernos de Tradução, n. 13).

EPICURO. Sentenças Vaticanas. Texto, tradução e comentários de João Quartim de Moraes. São Paulo: Loyola, 2014 (Coleção Clássicos da Filosofia).

EUSÉBIO DE CESAREIA. Chronicon. Translated from Classical Armenian by Robert Bedrosian, 2008.

GILLY, William Stephen. Vigilantius and his times. London: Seeley, 1844.

HORÁCIO. Sátiras. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

HORÁCIO. Sátiras Epístolas. Arte Poética. Introducciones, Traducción y Notas de José Luis Moralejo. Mdrid: Gredos, 2008.

JERÔNIMO DE ESTRIDÃO. Against Jovinianus. Translated by William Henry Fremantle. New York: Aeterna Press, 2016.

JERÔNIMO DE ESTRIDÃO. Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Translated by Freemantle, M. A., The Hon. W. H. New York: Christian Literature Publishing Co., 1892.

JUSTINO. I e II Apologias: Diálogo com Trifão. Introdução e notas por Roque Frangiotti; tradução por Ivo Storniolo, Euclides M. Balancin. São Paulo: Paulus, 1995. – (Patrística).

JUSTINO. Apologies. Introduction et Index par Louis Pautigny. Paris: Éditions Picard, 1904.

LACTÂNCIO. Instituciones Divinas. Libros I-III e IV-VII. Trad. Sánchez Salor. Madrid: Gredos, 1990.

LEA, Henry Charles. History of Sacerdotal Celibacy in the Christian Church in Two Volumes. v. 1. New York: The Macmillan Company, 1907. https://doi.org/10.2307/30066926

ROUX, Georges. Ancient Iraq. London: Penguin Group, 1992.

SANO, Lucia. Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: tradução, notas e estudo. 2008. 175 p. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SEXTO EMPÍRICO. Les Hipotiposes ou Institutions Pirroniennes de Sextus Empiricus en Trois Livres. Traduites du Grec par Huart. Amsterdam: 1725 (https://remacle.org)

SPINELLI, Miguel. Caminhos de Epicuro. São Paulo: Loyola, 2009.

SPINELLI, Miguel. Filósofos pré-socráticos: primeiros mestres da filosofia e da ciência grega. 3. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.

SPINELLI, Miguel. Helenização e recriação de sentidos: a filosofia na época da expansão do cristianismo – séculos II, III e IV. Caxias do Sul: Educs, 2015.

TITO FLÁVIO CLEMENTE. Stromates. Traduction française par M. de Genoude. Paris: Chez Sapia, Libraire-Éditeur, 1839.

TITO FLÁVIO CLEMENTE. The Writings of Clement of Alexandria. William Wilson. v. 1-2. Edinburgh: T. & T. Clark, 1867-1869.

URSTAD, Kristian. Aristippus and Freedom in Xenophon’s Memorabilia. Práxis, v. 1, n. 2, p. 41-55, 2008.

Bíblia:

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Trad. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. São Paulo: Loyola, 2001, 1653 p.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

SANTOS, R. L. A crítica cristã ao prazer epicureu. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 167–196, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-46815. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46815. Acesso em: 26 jul. 2024.