Explorando a matemática na construção de aplicativos do App Inventor
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71771Palavras-chave:
Matemática, tecnologia digitais, aplicativos, MIT App InventorResumo
Este relato descreve um projeto inovador na interseção da tecnologia digital e da educação matemática implementado no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no interior de Minas Gerais. O projeto visou equipar os estudantes com habilidades fundamentais de programação através do uso do MIT App Inventor, com o intuito de aplicá-las na compreensão de equação do segundo grau e no estudo da Matemática financeira. A experiência procurou não apenas introduzir conceitos de programação de forma didática e acessível, mas também demonstrar sua aplicabilidade prática e reforçar o conteúdo matemático através do desenvolvimento de aplicativos relevantes. Os resultados preliminares indicam um aumento significativo no engajamento dos estudantes e uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos abordados.
Downloads
Referências
BARBOSA, M. A. Desenvolvendo Aplicativos para Dispositivos Móveis Através do MIT App Inventor 2 nas Aulas de Matemática. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhésu, 2016. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=2323&id2=95016. Acesso em: 27 out. 2023.
BATES, A. W.; SANGRÁ, A. La gestión de la tecnología en la educación superior: estrategias para transformar la enseñanza y el aprendizaje, Barcelona, Octaecho ICE-UB, 2012. Disponível em: https://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/144060/1/BATES-SANGRA%CC%80_La-gestio%CC%81n-de-la-tecnologi%CC%81a-en-la-educacio%CC%81n%20superior_p.pdf. Acesso em: 09 dez. 2023.
CAPPELIN, A. et al. Capacitando Educadores Municipais Para o Uso da Lousa Digital: um caso bem-sucedido. 2015. Disponível em: https://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/revistavirtualagora/artigos/04capacitandoprofessoresparausodalousa.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.
ELIAS, A. P. de A. J. et al. Construindo Aplicativos para o Ensino de Matemática Utilizando o Software de Programação App Inventor, Revista Eletrônica DECT, v. 89, p. 41-65, 2018.
FIGUEIRA, L. F. Tecnologias Digitais na Avaliação Formativa da Aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/53119. Acessado em 27 de outubro de 2023.
MIT App Inventor. In: Appinventor. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/. Acesso em: 26 out. 2023.
MOTTA, M. S.; SILVEIRA, I. F. Contribuições do Superlogo ao ensino de geometria, Revista Informática na Educação: teoria e prática, v. 13, p. 115-127, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Vitor Souza Leal, Daniel da Silveira Guimarães, Fernando da Costa Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.