Edições anteriores
-
Brazilian Electronic Journal of Mathematics
v. 6 n. Especial (2025)O Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM) tem a satisfação de apresentar seu novo número especial: “Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem”.
Organizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática (NUPEm), este dossiê reúne artigos que discutem os desafios e as possibilidades da formação de professores(as) que ensinam Matemática em diversos contextos educacionais — da Educação Infantil à Educação Superior, incluindo múltiplas modalidades como EJAI, educação do campo, cursos técnicos e muito mais.
Os textos abordam desde licenciaturas em Matemática e Pedagogia até programas de iniciação à docência, formação continuada e uso de tecnologias no ensino de Matemática. O dossiê convida à reflexão sobre os objetivos do ensino matemático, os públicos envolvidos e as estratégias didáticas e políticas necessárias para transformar realidades por meio da Educação Matemática.
Mais do que uma coletânea de estudos, este número especial propõe-se a ser um espaço de diálogo, inspiração e provocação para pesquisadores(as), educadores(as) e formuladores(as) de políticas.