O PIBID alfabetização matemática e as escritas reflexivas:

discussões sobre questões étnico-raciais a partir das leituras deleite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BEJOM-v6-2025-74615

Palavras-chave:

Formação docente, ensino de matematica, escrita reflexiva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre como as escritas reflexivas, a partir das leituras deleite, contribuem para o tensionamento das práticas de ensino hegemônicas. Para cumprir esta proposta, este estudo foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, por meio de experiências reflexivas de uma pibidiana que realizava seus trabalhos em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ibirité. Acredita-se que as reflexões dessa pibidiana, alcançadas por intermédio de suas práxis, contribuíram para que se identificassem pontos de conflito e de inquietações em relação a questões étnico-raciais e, até mesmo, no que diz respeito à sua futura prática docente – o que também nos oportuniza refletir sobre a matemática, sobre as práticas de ensino e sobre a relação desse campo de conhecimento associada à valorização de diferentes culturas.

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Biografia do Autor

  • Janaina Silva, UEMG

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2009). Doutoranda em Educação pela UFMG na linha de Educação Matemática. É professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité e desenvolve trabalho na Coordenação do respectivo curso e coordenação do Sub-projeto em Alfabetização do programa PIBID. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, numeramento e práticas de ensino.

  • Kemily Lopes da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Cursando graduação em pedagogia (licenciatura) na UEMG-ibirité, com previsão de término no segundo semestre de 2026. Fez parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no ano de 2023 até abril do ano de 2024. Atualmente faz parte do PIBID 2024-2026.

  • Danielle Alves Martins, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), mestrado (2017) e doutorado (2022) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Educação Matemática. Atua como professora de matemática por mais de 10 anos, em diferentes segmentos e modalidades de ensino. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Pluriepistêmica e Intercultural (GEPEPI). É professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Ibirité. Tem interesse nas seguintes áreas: formação de professores que ensinam matemática, modelagem segundo a educação matemática, ensino e aprendizagem de matemática em contextos interculturais.

Referências

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Publicado

2025-11-12

Edição

Seção

Dossiê - Professores que Ensinam Matemática: para quê, para quem

Como Citar

SILVA, Janaina; LOPES DA SILVA, Kemily; ALVES MARTINS, Danielle. O PIBID alfabetização matemática e as escritas reflexivas:: discussões sobre questões étnico-raciais a partir das leituras deleite. BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS, Uberlândia, Minas Gerais, v. 6, n. Especial, p. 1–15, 2025. DOI: 10.14393/BEJOM-v6-2025-74615. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/74615. Acesso em: 5 dez. 2025.

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